A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento

O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da PsicologiaHistórico-Cultural para a educação de pessoascom deficiência intelectual. Para estaperspectiva teórica, o processo de humaniza&...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sierra, Dayane Buzzelli Sierra, Facci, Marilda Gonçalves Dias Facci
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043
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Descrição
Resumo:O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da PsicologiaHistórico-Cultural para a educação de pessoascom deficiência intelectual. Para estaperspectiva teórica, o processo de humanizaçãoimplica superar a condição deespécie biológica pela formação do gênerohumano, por meio da apropriação da cultura.Analisamos os pressupostos da obraDefectologia, os conceitos de compensaçãoe supercompensação, a concepção de deficiênciaintelectual na perspectiva vigostkianae as implicações da aprendizagem parao desenvolvimento. À guisa de conclusão,defendemos que o comportamento culturalcompensatório sobrepõe-se ao comportamentonatural defeituoso pela apropriaçãode instrumentos intelectuais e materiais.Neste contexto, a escola e o professor têmpapel fundamental, uma vez que, por meiode um ensino organizado e intencional,possibilita a transformação da pessoa comdeficiência em sujeito cultural.