Assistência internacional no planejamento educativo dos anos 1960 em Santa Catarina – Brasil1

A criação de um sistema de organizaçõesinternacionais intergovernamental, como aOrganização das Nações Unidas para aEducação, a Ciência e a Cultura (Unesco),dentre outras, ap&o...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Daros, Maria das Dores Daros, Melo, Marilândes Mól Ribeiro de Melo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4042
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Descrição
Resumo:A criação de um sistema de organizaçõesinternacionais intergovernamental, como aOrganização das Nações Unidas para aEducação, a Ciência e a Cultura (Unesco),dentre outras, após a 2ª Guerra Mundialimpulsionou a internacionalização da problemáticaeducacional, o que promoveuassistências técnicas a países, como o Brasil.Nos anos de 1960, firma com o Ministério deEducação e Cultura do Brasil convênio paraassessorar os Estados na organização deseus sistemas de ensino. Objetivamos entãodescrever a institucionalização do Centro deEstudos e Pesquisas Educacionais (Cepe) daUniversidade do Estado de Santa Catarina(Udesc); resumir as atividades do ColóquioEstadual para a Organização do Sistema deEnsino (Ceose); expor trâmites que culminaramno Plano Estadual de Educação (PEE) ediscutir a participação dos peritos da Unesco,Jacques Torfes e Michel Debrun, na institucionalizaçãoda pesquisa e planejamentoem Santa Catarina, tendo como referencialteórico-metodológico os pensamentos deMannheim e Schmitz sobre as categorias dePlanejamento e Modernização que emergemnos Informativos e Boletim do Cepe e nosdocumentos elaborados por Torfes e Debrun.