Assistência internacional no planejamento educativo dos anos 1960 em Santa Catarina – Brasil1
A criação de um sistema de organizaçõesinternacionais intergovernamental, como aOrganização das Nações Unidas para aEducação, a Ciência e a Cultura (Unesco),dentre outras, ap&o...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4042 |
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Resumo: | A criação de um sistema de organizaçõesinternacionais intergovernamental, como aOrganização das Nações Unidas para aEducação, a Ciência e a Cultura (Unesco),dentre outras, após a 2ª Guerra Mundialimpulsionou a internacionalização da problemáticaeducacional, o que promoveuassistências técnicas a países, como o Brasil.Nos anos de 1960, firma com o Ministério deEducação e Cultura do Brasil convênio paraassessorar os Estados na organização deseus sistemas de ensino. Objetivamos entãodescrever a institucionalização do Centro deEstudos e Pesquisas Educacionais (Cepe) daUniversidade do Estado de Santa Catarina(Udesc); resumir as atividades do ColóquioEstadual para a Organização do Sistema deEnsino (Ceose); expor trâmites que culminaramno Plano Estadual de Educação (PEE) ediscutir a participação dos peritos da Unesco,Jacques Torfes e Michel Debrun, na institucionalizaçãoda pesquisa e planejamentoem Santa Catarina, tendo como referencialteórico-metodológico os pensamentos deMannheim e Schmitz sobre as categorias dePlanejamento e Modernização que emergemnos Informativos e Boletim do Cepe e nosdocumentos elaborados por Torfes e Debrun. |
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