Redes de cooperação e solidariedade em cotidiano escolar

As conversas entre professoras são tomadas,neste texto, enquanto pequenos movimentosainda pouco conhecidos e que promovemgrandes transformações. Trata-se de movimentos“microscópicos” empreendidos emcotidiano escolar e que, apesar da est...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lacerda, Mitsi Pinheiro de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4040
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Descrição
Resumo:As conversas entre professoras são tomadas,neste texto, enquanto pequenos movimentosainda pouco conhecidos e que promovemgrandes transformações. Trata-se de movimentos“microscópicos” empreendidos emcotidiano escolar e que, apesar da estruturaque conduz à competição e separação,se orientam silenciosamente de forma cooperativae informados pelo conhecimentoque as professoras dispõem acerca desseespaço praticado. A intenção que subsidioueste texto foi verificar na escola redesde cooperação e solidariedade nem semprecompreendidas como tal. Para isso,é apresentada parte de uma pesquisaque objetivou o conhecimento da autoriadocente, destacando as narrativas de algunseventos presentes em cotidiano escolar,com os quais é estabelecida uma espéciede conversação. Trata-se de eventos que,provavelmente, já foram analisados naquiloem que nada ou pouco produzem, reduzidosa uma gama de práticas escolares quetêm sido desperdiçadas quando cristalizadasnaquilo que aparentam como rotina.Conclui-se que as redes de cooperação esolidariedade presentes na escola são criadaspelas professoras em meio ao encontroe produção de sentidos. São redes queocorrem através de movimentos anônimos,oferecendo respostas aos mecanismos desubalternidade, opressão e exclusão queatravessam o cotidiano escolar.