Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Duek, Viviane Preichardt, Bezerra, Josenildo Soares
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4032
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40322019-06-27T17:01:54Z Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais Duek, Viviane Preichardt Bezerra, Josenildo Soares Bezerra, Josenildo Soares Diversidade. Educação inclusiva. Formação de professores. Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, e analisados a partir de duas temáticas: percepções sobre a educação inclusiva e percepções sobre a formação de professores. Pelos resultados, verificamos que os participantes da pesquisa concebem educação inclusiva como aquela destinada aos alunos com necessidades educacionais especiais, decorrente de alguma deficiência, e que os conhecimentos da formação inicial são insuficientes para que se sintam preparados para essa realidade e mudem a forma de perceber a diversidade do alunado. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032 Revista Educação em Questão; v. 38 n. 24 (2010): maio/ago. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032/3299
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Duek, Viviane Preichardt
Bezerra, Josenildo Soares
Bezerra, Josenildo Soares
spellingShingle Duek, Viviane Preichardt
Bezerra, Josenildo Soares
Bezerra, Josenildo Soares
Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
author_facet Duek, Viviane Preichardt
Bezerra, Josenildo Soares
Bezerra, Josenildo Soares
author_sort Duek, Viviane Preichardt
title Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_short Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
description Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, e analisados a partir de duas temáticas: percepções sobre a educação inclusiva e percepções sobre a formação de professores. Pelos resultados, verificamos que os participantes da pesquisa concebem educação inclusiva como aquela destinada aos alunos com necessidades educacionais especiais, decorrente de alguma deficiência, e que os conhecimentos da formação inicial são insuficientes para que se sintam preparados para essa realidade e mudem a forma de perceber a diversidade do alunado.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032
work_keys_str_mv AT duekvivianepreichardt concepcoesdefuturosprofessoressobreainclusaodealunoscomnecessidadeseducacionaisespeciais
AT bezerrajosenildosoares concepcoesdefuturosprofessoressobreainclusaodealunoscomnecessidadeseducacionaisespeciais
AT bezerrajosenildosoares concepcoesdefuturosprofessoressobreainclusaodealunoscomnecessidadeseducacionaisespeciais
_version_ 1766682612405895168