Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4032 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40322019-06-27T17:01:54Z Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais Duek, Viviane Preichardt Bezerra, Josenildo Soares Bezerra, Josenildo Soares Diversidade. Educação inclusiva. Formação de professores. Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, e analisados a partir de duas temáticas: percepções sobre a educação inclusiva e percepções sobre a formação de professores. Pelos resultados, verificamos que os participantes da pesquisa concebem educação inclusiva como aquela destinada aos alunos com necessidades educacionais especiais, decorrente de alguma deficiência, e que os conhecimentos da formação inicial são insuficientes para que se sintam preparados para essa realidade e mudem a forma de perceber a diversidade do alunado. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032 Revista Educação em Questão; v. 38 n. 24 (2010): maio/ago. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032/3299 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Duek, Viviane Preichardt Bezerra, Josenildo Soares Bezerra, Josenildo Soares |
spellingShingle |
Duek, Viviane Preichardt Bezerra, Josenildo Soares Bezerra, Josenildo Soares Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
author_facet |
Duek, Viviane Preichardt Bezerra, Josenildo Soares Bezerra, Josenildo Soares |
author_sort |
Duek, Viviane Preichardt |
title |
Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_short |
Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full |
Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_fullStr |
Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full_unstemmed |
Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_sort |
concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais |
description |
Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, e analisados a partir de duas temáticas: percepções sobre a educação inclusiva e percepções sobre a formação de professores. Pelos resultados, verificamos que os participantes da pesquisa concebem educação inclusiva como aquela destinada aos alunos com necessidades educacionais especiais, decorrente de alguma deficiência, e que os conhecimentos da formação inicial são insuficientes para que se sintam preparados para essa realidade e mudem a forma de perceber a diversidade do alunado. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032 |
work_keys_str_mv |
AT duekvivianepreichardt concepcoesdefuturosprofessoressobreainclusaodealunoscomnecessidadeseducacionaisespeciais AT bezerrajosenildosoares concepcoesdefuturosprofessoressobreainclusaodealunoscomnecessidadeseducacionaisespeciais AT bezerrajosenildosoares concepcoesdefuturosprofessoressobreainclusaodealunoscomnecessidadeseducacionaisespeciais |
_version_ |
1766682612405895168 |