A epistemologia da educação social de rua do Projeto Axé: um estudo de análise documental

O texto relata os resultados de uma pesquisa de análise documental sobre a epistemologia da educação social de rua do Projeto Axé com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os documentos utilizados foram:...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Antonio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4019
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Descrição
Resumo:O texto relata os resultados de uma pesquisa de análise documental sobre a epistemologia da educação social de rua do Projeto Axé com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os documentos utilizados foram: projetos pedagógicos e relatórios anuais de atividades do Projeto Axé, artigos científicos e matérias de jornais de circulação estadual, regional e nacional, que falavam dessa epistemologia fundamentada nos referenciais de Paulo Freire, Lacan, Piaget, Vygotski e Wallon. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, contradições epistemológicas, como por exemplo, agregar teorias com matrizes filosóficas que não se coadunam, como estruturalismo (Piaget e Lacan) e materialismo histórico-dialético (Vygotski e Wallon) em uma proposta pedagógica que se diz emancipadora. Também há equívocos do tipo associar as categorias do referencial de Freire ao de Piaget e deste ao de Vygotski. Dentre todos os referenciais apresentados nos documentos, os mais explicitados são os de Freire e de Lacan.