A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa

O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Machado, Andréa Carla, Bello, Suzelei Faria, Almeida, Maria Amelia, Oliveira, Sabrina Ferreira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4017
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40172019-06-27T17:01:53Z A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa Machado, Andréa Carla Bello, Suzelei Faria Almeida, Maria Amelia Oliveira, Sabrina Ferreira de Consultoria Colaborativa. Práticas pedagógicas. Educação inclusiva. O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de crianças com problemas de comportamento e de aprendizagem. A Consultoria Colaborativa é um serviço educacional especial, onde profissionais auxiliam o educador regular e dividem a responsabilidade para planejar, distribuir e avaliar instruções para grupos de estudante que apresentam ou não necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa três professoras, sendo duas profissionais de sala regular e uma de sala especial, cujos alunos apresentaram dificuldades de comportamento e de aprendizagem. Foram realizadas reuniões com os professores para explicitação do processo de consultoria e suas etapas. Os resultados parecem mostrar a importância da disponibilidade interna do professor para o processo de consultoria assim como a influência dos sentimentos de fracasso e baixa autoestima no seu desempenho. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017 Revista Educação em Questão; v. 39 n. 25 (2010): set./dez. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017/3284
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Machado, Andréa Carla
Bello, Suzelei Faria
Almeida, Maria Amelia
Oliveira, Sabrina Ferreira de
spellingShingle Machado, Andréa Carla
Bello, Suzelei Faria
Almeida, Maria Amelia
Oliveira, Sabrina Ferreira de
A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
author_facet Machado, Andréa Carla
Bello, Suzelei Faria
Almeida, Maria Amelia
Oliveira, Sabrina Ferreira de
author_sort Machado, Andréa Carla
title A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
title_short A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
title_full A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
title_fullStr A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
title_full_unstemmed A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
title_sort influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
description O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de crianças com problemas de comportamento e de aprendizagem. A Consultoria Colaborativa é um serviço educacional especial, onde profissionais auxiliam o educador regular e dividem a responsabilidade para planejar, distribuir e avaliar instruções para grupos de estudante que apresentam ou não necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa três professoras, sendo duas profissionais de sala regular e uma de sala especial, cujos alunos apresentaram dificuldades de comportamento e de aprendizagem. Foram realizadas reuniões com os professores para explicitação do processo de consultoria e suas etapas. Os resultados parecem mostrar a importância da disponibilidade interna do professor para o processo de consultoria assim como a influência dos sentimentos de fracasso e baixa autoestima no seu desempenho.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017
work_keys_str_mv AT machadoandreacarla ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT bellosuzeleifaria ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT almeidamariaamelia ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT oliveirasabrinaferreirade ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT machadoandreacarla influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT bellosuzeleifaria influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT almeidamariaamelia influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
AT oliveirasabrinaferreirade influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa
_version_ 1766682609539088384