A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa
O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de c...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4017 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40172019-06-27T17:01:53Z A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa Machado, Andréa Carla Bello, Suzelei Faria Almeida, Maria Amelia Oliveira, Sabrina Ferreira de Consultoria Colaborativa. Práticas pedagógicas. Educação inclusiva. O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de crianças com problemas de comportamento e de aprendizagem. A Consultoria Colaborativa é um serviço educacional especial, onde profissionais auxiliam o educador regular e dividem a responsabilidade para planejar, distribuir e avaliar instruções para grupos de estudante que apresentam ou não necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa três professoras, sendo duas profissionais de sala regular e uma de sala especial, cujos alunos apresentaram dificuldades de comportamento e de aprendizagem. Foram realizadas reuniões com os professores para explicitação do processo de consultoria e suas etapas. Os resultados parecem mostrar a importância da disponibilidade interna do professor para o processo de consultoria assim como a influência dos sentimentos de fracasso e baixa autoestima no seu desempenho. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017 Revista Educação em Questão; v. 39 n. 25 (2010): set./dez. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017/3284 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Machado, Andréa Carla Bello, Suzelei Faria Almeida, Maria Amelia Oliveira, Sabrina Ferreira de |
spellingShingle |
Machado, Andréa Carla Bello, Suzelei Faria Almeida, Maria Amelia Oliveira, Sabrina Ferreira de A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
author_facet |
Machado, Andréa Carla Bello, Suzelei Faria Almeida, Maria Amelia Oliveira, Sabrina Ferreira de |
author_sort |
Machado, Andréa Carla |
title |
A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
title_short |
A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
title_full |
A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
title_fullStr |
A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
title_full_unstemmed |
A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
title_sort |
influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa |
description |
O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de crianças com problemas de comportamento e de aprendizagem. A Consultoria Colaborativa é um serviço educacional especial, onde profissionais auxiliam o educador regular e dividem a responsabilidade para planejar, distribuir e avaliar instruções para grupos de estudante que apresentam ou não necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa três professoras, sendo duas profissionais de sala regular e uma de sala especial, cujos alunos apresentaram dificuldades de comportamento e de aprendizagem. Foram realizadas reuniões com os professores para explicitação do processo de consultoria e suas etapas. Os resultados parecem mostrar a importância da disponibilidade interna do professor para o processo de consultoria assim como a influência dos sentimentos de fracasso e baixa autoestima no seu desempenho. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017 |
work_keys_str_mv |
AT machadoandreacarla ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT bellosuzeleifaria ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT almeidamariaamelia ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT oliveirasabrinaferreirade ainfluenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT machadoandreacarla influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT bellosuzeleifaria influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT almeidamariaamelia influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa AT oliveirasabrinaferreirade influenciadocontextonoalcancedasmetasemumapropostadeconsultoriacolaborativa |
_version_ |
1766682609539088384 |