Um estudo sobre os alunos itinerantes, filhos dos artistas de circo, no 1º Ciclo no ensino básico, em Portugal
Este estudo pretende compreender ofenómeno da indigência educativa nascrianças do circo que frequentam aescola primária. A sua aprendizagemé irregular, interrompida e baseada nareconstrução sucessiva e dolorosa derela&cc...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-40122019-06-27T17:01:54Z Um estudo sobre os alunos itinerantes, filhos dos artistas de circo, no 1º Ciclo no ensino básico, em Portugal M. Sequeira, Herculano da Silva Pombo Batanero, José María Fernandez Necessidades educativas especiais. Alunos itinerantes. Diversidade. Este estudo pretende compreender ofenómeno da indigência educativa nascrianças do circo que frequentam aescola primária. A sua aprendizagemé irregular, interrompida e baseada nareconstrução sucessiva e dolorosa derelações, conduzindo ao abandonoescolar precoce. A metodologia deinvestigação foi dual, qualitativa e quantitativa.A população-alvo é formadapelos empresários de todos os circosportugueses, os seus artistas com filhos naescola primária, essas crianças, e os seusprofessores, em escolas que acolheramalunos itinerantes, na Regão de Lisboae Oeste. A solução proposta é um mistode ensino presencial móvel, com reforçode aprendizagem em ambiente virtual,e eventual itinerância escolar voluntária.Isso significa uma adaptação do ano lectivoà temporada de circo, transformandoa variável crítica ‘tempo escolar’ numrecurso mobilizável para uma educaçãoinclusiva. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4012 Revista Educação em Questão; v. 39 n. 25 (2010): set./dez. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4012/3279 |
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Este estudo pretende compreender ofenómeno da indigência educativa nascrianças do circo que frequentam aescola primária. A sua aprendizagemé irregular, interrompida e baseada nareconstrução sucessiva e dolorosa derelações, conduzindo ao abandonoescolar precoce. A metodologia deinvestigação foi dual, qualitativa e quantitativa.A população-alvo é formadapelos empresários de todos os circosportugueses, os seus artistas com filhos naescola primária, essas crianças, e os seusprofessores, em escolas que acolheramalunos itinerantes, na Regão de Lisboae Oeste. A solução proposta é um mistode ensino presencial móvel, com reforçode aprendizagem em ambiente virtual,e eventual itinerância escolar voluntária.Isso significa uma adaptação do ano lectivoà temporada de circo, transformandoa variável crítica ‘tempo escolar’ numrecurso mobilizável para uma educaçãoinclusiva. |
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