Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar

Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a his...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pessanha, Eurize Caldas, Oliveira, Stella Sanches de, Silva Assis, Wanderlice da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4006
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40062019-06-27T17:01:51Z Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar Pessanha, Eurize Caldas Oliveira, Stella Sanches de Silva Assis, Wanderlice da Arquivos escolares. Fontes. Cultura escolar. Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolares Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006 Revista Educação em Questão; v. 41 n. 27 (2011): jul./dez. 2011 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006/3273
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pessanha, Eurize Caldas
Oliveira, Stella Sanches de
Silva Assis, Wanderlice da
spellingShingle Pessanha, Eurize Caldas
Oliveira, Stella Sanches de
Silva Assis, Wanderlice da
Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
author_facet Pessanha, Eurize Caldas
Oliveira, Stella Sanches de
Silva Assis, Wanderlice da
author_sort Pessanha, Eurize Caldas
title Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
title_short Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
title_full Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
title_fullStr Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
title_full_unstemmed Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
title_sort muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
description Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolares
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006
work_keys_str_mv AT pessanhaeurizecaldas muitoalemdepapeisvelhosfontesparahistoriadedisciplinasescolaresarmazenadasemumarquivoescolar
AT oliveirastellasanchesde muitoalemdepapeisvelhosfontesparahistoriadedisciplinasescolaresarmazenadasemumarquivoescolar
AT silvaassiswanderliceda muitoalemdepapeisvelhosfontesparahistoriadedisciplinasescolaresarmazenadasemumarquivoescolar
_version_ 1766682607396847616