Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a his...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4006 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40062019-06-27T17:01:51Z Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar Pessanha, Eurize Caldas Oliveira, Stella Sanches de Silva Assis, Wanderlice da Arquivos escolares. Fontes. Cultura escolar. Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolares Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006 Revista Educação em Questão; v. 41 n. 27 (2011): jul./dez. 2011 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006/3273 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Pessanha, Eurize Caldas Oliveira, Stella Sanches de Silva Assis, Wanderlice da |
spellingShingle |
Pessanha, Eurize Caldas Oliveira, Stella Sanches de Silva Assis, Wanderlice da Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
author_facet |
Pessanha, Eurize Caldas Oliveira, Stella Sanches de Silva Assis, Wanderlice da |
author_sort |
Pessanha, Eurize Caldas |
title |
Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
title_short |
Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
title_full |
Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
title_fullStr |
Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
title_full_unstemmed |
Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
title_sort |
muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar |
description |
Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolares |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2011 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006 |
work_keys_str_mv |
AT pessanhaeurizecaldas muitoalemdepapeisvelhosfontesparahistoriadedisciplinasescolaresarmazenadasemumarquivoescolar AT oliveirastellasanchesde muitoalemdepapeisvelhosfontesparahistoriadedisciplinasescolaresarmazenadasemumarquivoescolar AT silvaassiswanderliceda muitoalemdepapeisvelhosfontesparahistoriadedisciplinasescolaresarmazenadasemumarquivoescolar |
_version_ |
1766682607396847616 |