Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias

O trabalho busca investigar as trajetórias de vida e de escolarização de jovens negros em processo de “ressocializacao", visando averiguar os fatores sociais que os levaram a ser considerados em conflito com alei. As analises foram realizadas a luz doa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinho, Vilma Aparecida de Pinho
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4004
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4004
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40042019-06-27T17:01:51Z Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias Pinho, Vilma Aparecida de Pinho Jovens negros. Escolarização. Violência social. O trabalho busca investigar as trajetórias de vida e de escolarização de jovens negros em processo de “ressocializacao", visando averiguar os fatores sociais que os levaram a ser considerados em conflito com alei. As analises foram realizadas a luz doaporte teórico das relações etnico-raciais,com ênfase nos enfoques teorico-metodologicos da dialética e da fenomenologia. Os resultados indicam que as condições de pobreza material e não material herdadas de gerações anteriores e o contexto escolar contribuem fortemente para a construção da situação atual desses jovens, que enfrentam a naturalização do racismo, evidenciada em diferentes momentos das narrativas produzidas pelos componentes do universo empírico desta pesquisa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4004 Revista Educação em Questão; v. 41 n. 27 (2011): jul./dez. 2011 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4004/3271
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pinho, Vilma Aparecida de Pinho
spellingShingle Pinho, Vilma Aparecida de Pinho
Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
author_facet Pinho, Vilma Aparecida de Pinho
author_sort Pinho, Vilma Aparecida de Pinho
title Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
title_short Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
title_full Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
title_fullStr Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
title_full_unstemmed Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
title_sort jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias
description O trabalho busca investigar as trajetórias de vida e de escolarização de jovens negros em processo de “ressocializacao", visando averiguar os fatores sociais que os levaram a ser considerados em conflito com alei. As analises foram realizadas a luz doaporte teórico das relações etnico-raciais,com ênfase nos enfoques teorico-metodologicos da dialética e da fenomenologia. Os resultados indicam que as condições de pobreza material e não material herdadas de gerações anteriores e o contexto escolar contribuem fortemente para a construção da situação atual desses jovens, que enfrentam a naturalização do racismo, evidenciada em diferentes momentos das narrativas produzidas pelos componentes do universo empírico desta pesquisa.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4004
work_keys_str_mv AT pinhovilmaaparecidadepinho jovensnegrosemconflitocomaleiescolaetrajetorias
_version_ 1766682607007825920