Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formaç&...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3977 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39772019-06-27T17:03:54Z Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal Fernandez, Alzira Buse Caruso Ronca, Antonio Carlos Formação de professores. Ensino superior. Formação pedagógica. Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977 Revista Educação em Questão; v. 37 n. 23 (2010): jan./abr. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977/3244 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fernandez, Alzira Buse Caruso Ronca, Antonio Carlos |
spellingShingle |
Fernandez, Alzira Buse Caruso Ronca, Antonio Carlos Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
author_facet |
Fernandez, Alzira Buse Caruso Ronca, Antonio Carlos |
author_sort |
Fernandez, Alzira Buse |
title |
Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
title_short |
Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
title_full |
Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
title_fullStr |
Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
title_full_unstemmed |
Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
title_sort |
profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977 |
work_keys_str_mv |
AT fernandezalzirabuse profissionalidadedocentenoensinosuperiorumestudosobreoprofessorsemformacaopedagogicaformal AT carusoroncaantoniocarlos profissionalidadedocentenoensinosuperiorumestudosobreoprofessorsemformacaopedagogicaformal |
_version_ |
1766682604089638912 |