Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal

Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formaç&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fernandez, Alzira Buse, Caruso Ronca, Antonio Carlos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3977
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-39772019-06-27T17:03:54Z Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal Fernandez, Alzira Buse Caruso Ronca, Antonio Carlos Formação de professores. Ensino superior. Formação pedagógica. Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977 Revista Educação em Questão; v. 37 n. 23 (2010): jan./abr. 2010 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977/3244
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fernandez, Alzira Buse
Caruso Ronca, Antonio Carlos
spellingShingle Fernandez, Alzira Buse
Caruso Ronca, Antonio Carlos
Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
author_facet Fernandez, Alzira Buse
Caruso Ronca, Antonio Carlos
author_sort Fernandez, Alzira Buse
title Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
title_short Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
title_full Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
title_fullStr Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
title_full_unstemmed Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
title_sort profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
description Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977
work_keys_str_mv AT fernandezalzirabuse profissionalidadedocentenoensinosuperiorumestudosobreoprofessorsemformacaopedagogicaformal
AT carusoroncaantoniocarlos profissionalidadedocentenoensinosuperiorumestudosobreoprofessorsemformacaopedagogicaformal
_version_ 1766682604089638912