Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal

Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formaç&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fernandez, Alzira Buse, Caruso Ronca, Antonio Carlos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência.