Haveria uma antropologia infantil na modernidade?
Buscando situar uma conceituação de Modernidade, que se expressa paulatinamente a partir do século XIII, a criança e a infância são situadas como um fenômeno central na constituição da cultura ocidental...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3968 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3968 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39682019-06-27T17:03:55Z Haveria uma antropologia infantil na modernidade? Araujo, José Carlos Souza Infância. Criança. Modernidade. Pedagogia. Antropologia infantil. Buscando situar uma conceituação de Modernidade, que se expressa paulatinamente a partir do século XIII, a criança e a infância são situadas como um fenômeno central na constituição da cultura ocidental a partir de então. O objeto deste trabalho é configurar alguns marcos filosóficos em torno da criança a partir do século XVI, representados pelas concepções de Martinho Lutero, Erasmo de Roterdão, Juan Luis Vives, Michel de Montaigne, John Locke, João Amós Comênio, Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Johann Heinrich Pestalozzi, Friedrich W. A. Froebel, Johann Friedrich Herbart, William James, John Dewey e Antonio Gramsci. Evidentemente, tais pensadores revelam posições múltiplas, por vezes antagônicas, expressas através de antropologias assentadas no inatismo, no naturalismo, no deísmo, no empirismo, no cristianismo, no racionalismo, no idealismo, no materialismo histórico, entre outras. Entretanto, a criança é sempre situada em tais posicionamentos como um projeto inerente à cultura, constituindo-se a educação e a pedagogia como instrumentos para a sua formação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3968 Revista Educação em Questão; v. 36 n. 22 (2009): set./dez. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3968/3235 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Araujo, José Carlos Souza |
spellingShingle |
Araujo, José Carlos Souza Haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
author_facet |
Araujo, José Carlos Souza |
author_sort |
Araujo, José Carlos Souza |
title |
Haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
title_short |
Haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
title_full |
Haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
title_fullStr |
Haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
title_full_unstemmed |
Haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
title_sort |
haveria uma antropologia infantil na modernidade? |
description |
Buscando situar uma conceituação de Modernidade, que se expressa paulatinamente a partir do século XIII, a criança e a infância são situadas como um fenômeno central na constituição da cultura ocidental a partir de então. O objeto deste trabalho é configurar alguns marcos filosóficos em torno da criança a partir do século XVI, representados pelas concepções de Martinho Lutero, Erasmo de Roterdão, Juan Luis Vives, Michel de Montaigne, John Locke, João Amós Comênio, Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Johann Heinrich Pestalozzi, Friedrich W. A. Froebel, Johann Friedrich Herbart, William James, John Dewey e Antonio Gramsci. Evidentemente, tais pensadores revelam posições múltiplas, por vezes antagônicas, expressas através de antropologias assentadas no inatismo, no naturalismo, no deísmo, no empirismo, no cristianismo, no racionalismo, no idealismo, no materialismo histórico, entre outras. Entretanto, a criança é sempre situada em tais posicionamentos como um projeto inerente à cultura, constituindo-se a educação e a pedagogia como instrumentos para a sua formação. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2009 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3968 |
work_keys_str_mv |
AT araujojosecarlossouza haveriaumaantropologiainfantilnamodernidade |
_version_ |
1766682602350051328 |