Alfabetização e escolarização indígena no Brasil segundo o censo demográfico 2000

Este trabalho dirige a atenção para a alfabetização e escolarização indígenas no Brasil segundo o Censo Demográfico 2000, considerando também a dinâmica do contingente populacional autodeclar...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferraro, Alceu Ravanello, Schäfer, Abraão Nilo Givago
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3966
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Descrição
Resumo:Este trabalho dirige a atenção para a alfabetização e escolarização indígenas no Brasil segundo o Censo Demográfico 2000, considerando também a dinâmica do contingente populacional autodeclarado indígena no novênio decorrido entre o Censo 1991 e o Censo 2000. As análises feitas revelam, no período 1991/2000, principalmente: grande aumento da população autodeclarada indígena; elevação significativa dos índices de escolarização e alfabetização indígena, a ponto de quase se igualarem aos índices das populações autodeclaradas pretas e pardas, com destaque para o aumento da alfabetização indígena rural; grande expansão da rede escolar em áreas/terras indígenas. Tais resultados parecem indicar uma mudança no próprio significado da escola, a qual, a partir do final da década de 1970, estaria passando de “escola para índios” para “escola indígena”.