A reinvenção da gestão dos sistemas de ensino: uma discussão do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007)v
O texto consiste numa análise de documentos de políticas. Desdobra-se em dois momentos. Um demonstra a base democrática e descentralizadora de algumas políticas; o outro, a natureza gerencialista de outras políticas educacionais. Considera a Con...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-39582019-06-27T17:03:55Z A reinvenção da gestão dos sistemas de ensino: uma discussão do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007)v Werle, Flávia Obino Corrêa Administração da educação. Planejamento da educação. Política educacional. O texto consiste numa análise de documentos de políticas. Desdobra-se em dois momentos. Um demonstra a base democrática e descentralizadora de algumas políticas; o outro, a natureza gerencialista de outras políticas educacionais. Considera a Constituição Federal, a Lei n° 9.394/96 e o Plano Nacional de Educação − PNE – de 2001, como políticas voltadas para a valorização do regime de colaboração e da gestão democrática. O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE – de 2007, ilustra a importância do poder executivo na definição das políticas educacionais brasileiras. Ele evidencia o uso de processos de gestão orientados para resultados mensuráveis e comparáveis. Demonstra, também, que a reestruturação da gestão dos sistemas educativos públicos no país está nas mãos do poder público federal. É uma reinvenção que se faz pela centralização das decisões e pela avaliação como controle dos resultados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3958 Revista Educação em Questão; v. 35 n. 21 (2009): maio/ago. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3958/3225 |
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O texto consiste numa análise de documentos de políticas. Desdobra-se em dois momentos. Um demonstra a base democrática e descentralizadora de algumas políticas; o outro, a natureza gerencialista de outras políticas educacionais. Considera a Constituição Federal, a Lei n° 9.394/96 e o Plano Nacional de Educação − PNE – de 2001, como políticas voltadas para a valorização do regime de colaboração e da gestão democrática. O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE – de 2007, ilustra a importância do poder executivo na definição das políticas educacionais brasileiras. Ele evidencia o uso de processos de gestão orientados para resultados mensuráveis e comparáveis. Demonstra, também, que a reestruturação da gestão dos sistemas educativos públicos no país está nas mãos do poder público federal. É uma reinvenção que se faz pela centralização das decisões e pela avaliação como controle dos resultados. |
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