Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?

Este artigo examina as práticas pedagógicas potencialmente relacionadas à formação de mentes empreendedoras em nível de escolas de ensino fundamental no contexto de uma região em desenvolvimento no Brasil. Ao longo dos &...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de, Figueiredo, Paulo N.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3955
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-39552019-06-27T17:03:55Z Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras? Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de Figueiredo, Paulo N. Atividades lúdicas. Criatividade. Empreendedorismo. Educação. Este artigo examina as práticas pedagógicas potencialmente relacionadas à formação de mentes empreendedoras em nível de escolas de ensino fundamental no contexto de uma região em desenvolvimento no Brasil. Ao longo dos últimos anos, tem havido uma profusão de estudos sobre a importância do empreendedorismo para o progresso econômico e social. Porém, na maioria dos casos, o seu ensino restringe- se a cursos em nível de graduação e de pós-graduação localizados, geralmente, em países e regiões econômica e industrialmente avançados. No Brasil, há uma escassez de estudos sobre práticas pedagógicas associadas à formação de mentes empreendedoras em escolas de ensino fundamental em países e regiões em desenvolvimento. Esse tema é examinado neste artigo em um conjunto de 20 escolas na região Centro-Oeste do Brasil. Os resultados apontam para as deficiências que devem ser superadas, assim como ações a serem tomadas. Isso é importante para que os princípios do empreendedorismo sejam assimilados desde os primeiros estágios da formação educacional, países e regiões em desenvolvimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3955 Revista Educação em Questão; v. 35 n. 21 (2009): maio/ago. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3955/3222
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de
Figueiredo, Paulo N.
spellingShingle Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de
Figueiredo, Paulo N.
Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
author_facet Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de
Figueiredo, Paulo N.
author_sort Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de
title Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
title_short Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
title_full Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
title_fullStr Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
title_sort práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?
description Este artigo examina as práticas pedagógicas potencialmente relacionadas à formação de mentes empreendedoras em nível de escolas de ensino fundamental no contexto de uma região em desenvolvimento no Brasil. Ao longo dos últimos anos, tem havido uma profusão de estudos sobre a importância do empreendedorismo para o progresso econômico e social. Porém, na maioria dos casos, o seu ensino restringe- se a cursos em nível de graduação e de pós-graduação localizados, geralmente, em países e regiões econômica e industrialmente avançados. No Brasil, há uma escassez de estudos sobre práticas pedagógicas associadas à formação de mentes empreendedoras em escolas de ensino fundamental em países e regiões em desenvolvimento. Esse tema é examinado neste artigo em um conjunto de 20 escolas na região Centro-Oeste do Brasil. Os resultados apontam para as deficiências que devem ser superadas, assim como ações a serem tomadas. Isso é importante para que os princípios do empreendedorismo sejam assimilados desde os primeiros estágios da formação educacional, países e regiões em desenvolvimento.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2009
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3955
work_keys_str_mv AT figueiredonerymariaauxiliadorande praticaspedagogicasludicasfontesiniciaisparamentescriativaseempreendedoras
AT figueiredopaulon praticaspedagogicasludicasfontesiniciaisparamentescriativaseempreendedoras
_version_ 1766682599939375104