Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?

Este artigo examina as práticas pedagógicas potencialmente relacionadas à formação de mentes empreendedoras em nível de escolas de ensino fundamental no contexto de uma região em desenvolvimento no Brasil. Ao longo dos &...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Figueiredo-Nery, Maria Auxiliadora N. de, Figueiredo, Paulo N.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo examina as práticas pedagógicas potencialmente relacionadas à formação de mentes empreendedoras em nível de escolas de ensino fundamental no contexto de uma região em desenvolvimento no Brasil. Ao longo dos últimos anos, tem havido uma profusão de estudos sobre a importância do empreendedorismo para o progresso econômico e social. Porém, na maioria dos casos, o seu ensino restringe- se a cursos em nível de graduação e de pós-graduação localizados, geralmente, em países e regiões econômica e industrialmente avançados. No Brasil, há uma escassez de estudos sobre práticas pedagógicas associadas à formação de mentes empreendedoras em escolas de ensino fundamental em países e regiões em desenvolvimento. Esse tema é examinado neste artigo em um conjunto de 20 escolas na região Centro-Oeste do Brasil. Os resultados apontam para as deficiências que devem ser superadas, assim como ações a serem tomadas. Isso é importante para que os princípios do empreendedorismo sejam assimilados desde os primeiros estágios da formação educacional, países e regiões em desenvolvimento.