Leitura nos livros didáticos: a identificação de pontos de vista em textos escritos como objeto de ensino

Nesta pesquisa, buscamos selecionar e analisar questões de compreensão que mobilizam habilidades de identificação de pontos de vista e justificativas inseridas nos textos disponíveis em sete coleções de livros did&aacut...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Leal, Telma Ferraz, Brandão, Ana Carolina Perrusi, Torres, Mirela Rejane Pereira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3950
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Nesta pesquisa, buscamos selecionar e analisar questões de compreensão que mobilizam habilidades de identificação de pontos de vista e justificativas inseridas nos textos disponíveis em sete coleções de livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 6.513 perguntas de compreensão identificadas, 334 (5.13%) questões implicavam o desenvolvimento de capacidades argumentativas e entre essas 39 (11.7%) solicitavam a identificação ou reflexão sobre os pontos de vista dos autores dos textos e as justificativas por eles apresentadas. A análise qualitativa dos dados revelou que, embora em número reduzido, as questões desse tipo promoviam ricas situações de interação com os textos, expressando um grande potencial para o ensino da leitura. Isso é ilustrado, ao final do artigo, com a análise detalhada das questões inseridas em um volume de uma das coleções.