Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia

A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso &a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Paula Nunes, Débora Regina de, Lemos, Jane Pinheiro de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3943
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-39432019-06-27T17:03:56Z Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia Paula Nunes, Débora Regina de Lemos, Jane Pinheiro de Autismo. Hiperlexia. Inclusão. A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso é descrever a forma como um aluno que apresenta autismo e características de hiperlexia está sendo inserido e/ou incluído na sala de aula do ensino regular. Através de entrevistas, registros fotográficos e observações sistemáticas do referido aluno foram identificadas estratégias educacionais que favorecem, como também, práticas que dificultam a inserção e inclusão do aluno na sala regular. Como complemento do presente estudo de caso, são apresentadas estratégias de ensino que, porventura, possam auxiliar no atendimento das necessidades básicas de educação de um educando com características semelhantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943 Revista Educação em Questão; v. 34 n. 20 (2009): jan./abr. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943/3210
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Paula Nunes, Débora Regina de
Lemos, Jane Pinheiro de
spellingShingle Paula Nunes, Débora Regina de
Lemos, Jane Pinheiro de
Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
author_facet Paula Nunes, Débora Regina de
Lemos, Jane Pinheiro de
author_sort Paula Nunes, Débora Regina de
title Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
title_short Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
title_full Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
title_fullStr Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
title_full_unstemmed Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
title_sort os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
description A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso é descrever a forma como um aluno que apresenta autismo e características de hiperlexia está sendo inserido e/ou incluído na sala de aula do ensino regular. Através de entrevistas, registros fotográficos e observações sistemáticas do referido aluno foram identificadas estratégias educacionais que favorecem, como também, práticas que dificultam a inserção e inclusão do aluno na sala regular. Como complemento do presente estudo de caso, são apresentadas estratégias de ensino que, porventura, possam auxiliar no atendimento das necessidades básicas de educação de um educando com características semelhantes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2009
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943
work_keys_str_mv AT paulanunesdeborareginade osdesafiosdainclusaonoensinoregularcriancacomautismoecaracteristicasdehiperlexia
AT lemosjanepinheirode osdesafiosdainclusaonoensinoregularcriancacomautismoecaracteristicasdehiperlexia
_version_ 1766682597654528000