Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia
A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso &a...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3943 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39432019-06-27T17:03:56Z Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia Paula Nunes, Débora Regina de Lemos, Jane Pinheiro de Autismo. Hiperlexia. Inclusão. A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso é descrever a forma como um aluno que apresenta autismo e características de hiperlexia está sendo inserido e/ou incluído na sala de aula do ensino regular. Através de entrevistas, registros fotográficos e observações sistemáticas do referido aluno foram identificadas estratégias educacionais que favorecem, como também, práticas que dificultam a inserção e inclusão do aluno na sala regular. Como complemento do presente estudo de caso, são apresentadas estratégias de ensino que, porventura, possam auxiliar no atendimento das necessidades básicas de educação de um educando com características semelhantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943 Revista Educação em Questão; v. 34 n. 20 (2009): jan./abr. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943/3210 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Paula Nunes, Débora Regina de Lemos, Jane Pinheiro de |
spellingShingle |
Paula Nunes, Débora Regina de Lemos, Jane Pinheiro de Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
author_facet |
Paula Nunes, Débora Regina de Lemos, Jane Pinheiro de |
author_sort |
Paula Nunes, Débora Regina de |
title |
Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
title_short |
Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
title_full |
Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
title_fullStr |
Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
title_full_unstemmed |
Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
title_sort |
os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia |
description |
A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso é descrever a forma como um aluno que apresenta autismo e características de hiperlexia está sendo inserido e/ou incluído na sala de aula do ensino regular. Através de entrevistas, registros fotográficos e observações sistemáticas do referido aluno foram identificadas estratégias educacionais que favorecem, como também, práticas que dificultam a inserção e inclusão do aluno na sala regular. Como complemento do presente estudo de caso, são apresentadas estratégias de ensino que, porventura, possam auxiliar no atendimento das necessidades básicas de educação de um educando com características semelhantes. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2009 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943 |
work_keys_str_mv |
AT paulanunesdeborareginade osdesafiosdainclusaonoensinoregularcriancacomautismoecaracteristicasdehiperlexia AT lemosjanepinheirode osdesafiosdainclusaonoensinoregularcriancacomautismoecaracteristicasdehiperlexia |
_version_ |
1766682597654528000 |