Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagó...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3942 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39422019-06-27T17:03:56Z Os estudos culturais e a questão da diferença na educação Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Estudos culturais. Educação. Diferença. Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagógicas com base em valores e padrões das culturas hegemônicas e defende o desenvolvimento de teorias e práticas educacionais mais sensíveis às culturas, atentas à relação entre poderes/saberes/identidades, à contingência e à pluralidade do contexto social. Propõe que a escola reconheça e valorize as diferenças e o hibridismo, que incorpore as diversas tradições culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condição de subordinação − mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942 Revista Educação em Questão; v. 34 n. 20 (2009): jan./abr. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942/3209 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de |
spellingShingle |
Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
author_facet |
Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de |
author_sort |
Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de |
title |
Os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
title_short |
Os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
title_full |
Os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
title_fullStr |
Os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
title_full_unstemmed |
Os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
title_sort |
os estudos culturais e a questão da diferença na educação |
description |
Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagógicas com base em valores e padrões das culturas hegemônicas e defende o desenvolvimento de teorias e práticas educacionais mais sensíveis às culturas, atentas à relação entre poderes/saberes/identidades, à contingência e à pluralidade do contexto social. Propõe que a escola reconheça e valorize as diferenças e o hibridismo, que incorpore as diversas tradições culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condição de subordinação − mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2009 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942 |
work_keys_str_mv |
AT oliveraannaluizaaraujoramosmartinsde osestudosculturaiseaquestaodadiferencanaeducacao |
_version_ |
1766682597458444288 |