Os estudos culturais e a questão da diferença na educação

Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedag&oacute...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3942
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-39422019-06-27T17:03:56Z Os estudos culturais e a questão da diferença na educação Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Estudos culturais. Educação. Diferença. Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagógicas com base em valores e padrões das culturas hegemônicas e defende o desenvolvimento de teorias e práticas educacionais mais sensíveis às culturas, atentas à relação entre poderes/saberes/identidades, à contingência e à pluralidade do contexto social. Propõe que a escola reconheça e valorize as diferenças e o hibridismo, que incorpore as diversas tradições culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condição de subordinação − mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2009-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942 Revista Educação em Questão; v. 34 n. 20 (2009): jan./abr. 2009 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942/3209
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de
spellingShingle Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de
Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
author_facet Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de
author_sort Olivera, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de
title Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
title_short Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
title_full Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
title_fullStr Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
title_full_unstemmed Os estudos culturais e a questão da diferença na educação
title_sort os estudos culturais e a questão da diferença na educação
description Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagógicas com base em valores e padrões das culturas hegemônicas e defende o desenvolvimento de teorias e práticas educacionais mais sensíveis às culturas, atentas à relação entre poderes/saberes/identidades, à contingência e à pluralidade do contexto social. Propõe que a escola reconheça e valorize as diferenças e o hibridismo, que incorpore as diversas tradições culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condição de subordinação − mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2009
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942
work_keys_str_mv AT oliveraannaluizaaraujoramosmartinsde osestudosculturaiseaquestaodadiferencanaeducacao
_version_ 1766682597458444288