Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos
Apesar do volume considerável de pesquisas sobre resolução problemas, falta, na literatura, uma resposta que apresente uma maneira consistente de distinguir os problemas aritméticos dos problemas algébricos. Nesse sentido, objetivamos apresentar...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3936 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39362019-06-27T17:03:56Z Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos Sá, Pedro Franco de Fossa, John Andrew Problemas algébricos. Problemas aritméticos. Ensino de matemática. Apesar do volume considerável de pesquisas sobre resolução problemas, falta, na literatura, uma resposta que apresente uma maneira consistente de distinguir os problemas aritméticos dos problemas algébricos. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma proposta de distinção entre os problemas aritméticos e os problemas algébricos, com base nas propriedades de igualdade. Além disso, buscamos analisar algumas conseqüências imediatas dessa proposta. Os resultados obtidos indicam que muitos problemas envolvendo operações com números naturais, fracionários e porcentagem que, normalmente, são aceitos como problemas aritméticos, na realidade, são algébricos. Essa interpretação errônea, quando levada para a Matemática escolar, muitas vezes, causa aos discentes dificuldades para resolver problemas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2008-09-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936 Revista Educação em Questão; v. 33 n. 19 (2008): set./dez. 2008 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936/3203 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Sá, Pedro Franco de Fossa, John Andrew |
spellingShingle |
Sá, Pedro Franco de Fossa, John Andrew Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
author_facet |
Sá, Pedro Franco de Fossa, John Andrew |
author_sort |
Sá, Pedro Franco de |
title |
Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
title_short |
Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
title_full |
Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
title_fullStr |
Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
title_full_unstemmed |
Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
title_sort |
uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos |
description |
Apesar do volume considerável de pesquisas sobre resolução problemas, falta, na literatura, uma resposta que apresente uma maneira consistente de distinguir os problemas aritméticos dos problemas algébricos. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma proposta de distinção entre os problemas aritméticos e os problemas algébricos, com base nas propriedades de igualdade. Além disso, buscamos analisar algumas conseqüências imediatas dessa proposta. Os resultados obtidos indicam que muitos problemas envolvendo operações com números naturais, fracionários e porcentagem que, normalmente, são aceitos como problemas aritméticos, na realidade, são algébricos. Essa interpretação errônea, quando levada para a Matemática escolar, muitas vezes, causa aos discentes dificuldades para resolver problemas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2008 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936 |
work_keys_str_mv |
AT sapedrofrancode umadistincaoentreproblemasaritmeticosealgebricos AT fossajohnandrew umadistincaoentreproblemasaritmeticosealgebricos |
_version_ |
1766682596280893440 |