A inspeção escolar e a campanha nacionalista: políticas e práticas na escola primária catarinense
Durante as primeiras décadas do século XX, a educação escolar foi estrategicamente utilizada pelo governo com a intenção de eliminar focos contrários à campanha nacionalista. As escolas primárias catar...
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Formato: | Online |
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3935 |
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Resumo: | Durante as primeiras décadas do século XX, a educação escolar foi estrategicamente utilizada pelo governo com a intenção de eliminar focos contrários à campanha nacionalista. As escolas primárias catarinenses foram alvo de medidas que objetivaram forjar uma identidade nacional, se opondo à cultura escolar caracterizada pelo uso de língua e costumes estrangeiros. Nosso objetivo é discutir a inspeção escolar como elemento utilizado pelo governo brasileiro para atingir seus intentos nacionalistas durante a primeira metade do século XX. A metodologia é baseada na pesquisa documental, com análise de conteúdo de textos da política educacional produzidos, fontes primárias inéditas sobre a inspeção no âmbito da campanha no Estado de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram que a inspeção escolar foi um instrumento usado pelo governo com eficácia para desestruturar as perspectivas culturais das escolas estrangeiras e incutir as orientações nacionalistas. |
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