O ensino militar na Era Vargas e a formação dos policiais militares da Bahia
O objetivo principal deste artigo é apresentar de forma contextualizada algumas leis e decretos implantados durante o primeiro período de governo Getúlio Vargas no Brasil –, entre 1930 e 1945 –, relativos à instruçã...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-39342019-06-27T17:03:56Z O ensino militar na Era Vargas e a formação dos policiais militares da Bahia Crusoé Júnior, Nilson Carvalho Ensino militar. Era Vargas. Polícia militar da Bahia. O objetivo principal deste artigo é apresentar de forma contextualizada algumas leis e decretos implantados durante o primeiro período de governo Getúlio Vargas no Brasil –, entre 1930 e 1945 –, relativos à instrução e à formação militares, como forma de demonstrar que foi a partir de um projeto político e pedagógico nacional que o treinamento militar de policiais em todo o território nacional passou a ser verdadeiramente exercido. Isso ocorreu basicamente pelo fato de que havia uma necessidade preeminente de se formar um poder centralizado para atender às novas demandas históricas advindas do processo industrializante pelo qual passava o país. Dessa forma, buscaremos focalizar, a partir do exemplo da criação do Centro de Instrução Militar (C.I.M.) na Polícia Militar da Bahia, a maneira pela qual houve a implantação de um ensino técnico militarizante para as polícias, as quais possuem o papel constitucional de serem forças reservas do Exército. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2008-09-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3934 Revista Educação em Questão; v. 33 n. 19 (2008): set./dez. 2008 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3934/3201 |
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O objetivo principal deste artigo é apresentar de forma contextualizada algumas leis e decretos implantados durante o primeiro período de governo Getúlio Vargas no Brasil –, entre 1930 e 1945 –, relativos à instrução e à formação militares, como forma de demonstrar que foi a partir de um projeto político e pedagógico nacional que o treinamento militar de policiais em todo o território nacional passou a ser verdadeiramente exercido. Isso ocorreu basicamente pelo fato de que havia uma necessidade preeminente de se formar um poder centralizado para atender às novas demandas históricas advindas do processo industrializante pelo qual passava o país. Dessa forma, buscaremos focalizar, a partir do exemplo da criação do Centro de Instrução Militar (C.I.M.) na Polícia Militar da Bahia, a maneira pela qual houve a implantação de um ensino técnico militarizante para as polícias, as quais possuem o papel constitucional de serem forças reservas do Exército. |
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