Foucault e a pesquisa educacional em arte
Este texto objetiva compreender como a obra de Foucault pode contribuir para a pesquisa educacional reconhecendo essas contribuições para o conhecimento na área da educação. Medéia e Hamlet, respectivamente dos tragediógraf...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3931 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39312019-06-27T17:03:57Z Foucault e a pesquisa educacional em arte Souza Vieira, Marcilio de Arte. Educação. Lições foucaultianas. Este texto objetiva compreender como a obra de Foucault pode contribuir para a pesquisa educacional reconhecendo essas contribuições para o conhecimento na área da educação. Medéia e Hamlet, respectivamente dos tragediógrafos Eurípides e Shakespeare são possibilidades de exploração da loucura, da sexualidade e da linguagem que podemos encontrar nas obras de Foucault. Pensamos esta abordagem como lições que norteiam o pensamento de Foucault acerca da pesquisa educacional em Arte, embora o filósofo não tenha escrito sobre educação, mas exemplifica em suas obras, artistas e obras de arte que nos ajudam a compreender a loucura, a linguagem e a sexualidade e discuti-las nas aulas de Arte, em especial, nas aulas de teatro. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2008-09-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931 Revista Educação em Questão; v. 33 n. 19 (2008): set./dez. 2008 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931/3198 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Souza Vieira, Marcilio de |
spellingShingle |
Souza Vieira, Marcilio de Foucault e a pesquisa educacional em arte |
author_facet |
Souza Vieira, Marcilio de |
author_sort |
Souza Vieira, Marcilio de |
title |
Foucault e a pesquisa educacional em arte |
title_short |
Foucault e a pesquisa educacional em arte |
title_full |
Foucault e a pesquisa educacional em arte |
title_fullStr |
Foucault e a pesquisa educacional em arte |
title_full_unstemmed |
Foucault e a pesquisa educacional em arte |
title_sort |
foucault e a pesquisa educacional em arte |
description |
Este texto objetiva compreender como a obra de Foucault pode contribuir para a pesquisa educacional reconhecendo essas contribuições para o conhecimento na área da educação. Medéia e Hamlet, respectivamente dos tragediógrafos Eurípides e Shakespeare são possibilidades de exploração da loucura, da sexualidade e da linguagem que podemos encontrar nas obras de Foucault. Pensamos esta abordagem como lições que norteiam o pensamento de Foucault acerca da pesquisa educacional em Arte, embora o filósofo não tenha escrito sobre educação, mas exemplifica em suas obras, artistas e obras de arte que nos ajudam a compreender a loucura, a linguagem e a sexualidade e discuti-las nas aulas de Arte, em especial, nas aulas de teatro. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2008 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931 |
work_keys_str_mv |
AT souzavieiramarciliode foucaulteapesquisaeducacionalemarte |
_version_ |
1766682595299426304 |