Foucault e a pesquisa educacional em arte

Este texto objetiva compreender como a obra de Foucault pode contribuir para a pesquisa educacional reconhecendo essas contribuições para o conhecimento na área da educação. Medéia e Hamlet, respectivamente dos tragediógraf...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza Vieira, Marcilio de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3931
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-39312019-06-27T17:03:57Z Foucault e a pesquisa educacional em arte Souza Vieira, Marcilio de Arte. Educação. Lições foucaultianas. Este texto objetiva compreender como a obra de Foucault pode contribuir para a pesquisa educacional reconhecendo essas contribuições para o conhecimento na área da educação. Medéia e Hamlet, respectivamente dos tragediógrafos Eurípides e Shakespeare são possibilidades de exploração da loucura, da sexualidade e da linguagem que podemos encontrar nas obras de Foucault. Pensamos esta abordagem como lições que norteiam o pensamento de Foucault acerca da pesquisa educacional em Arte, embora o filósofo não tenha escrito sobre educação, mas exemplifica em suas obras, artistas e obras de arte que nos ajudam a compreender a loucura, a linguagem e a sexualidade e discuti-las nas aulas de Arte, em especial, nas aulas de teatro. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2008-09-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931 Revista Educação em Questão; v. 33 n. 19 (2008): set./dez. 2008 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931/3198
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Souza Vieira, Marcilio de
spellingShingle Souza Vieira, Marcilio de
Foucault e a pesquisa educacional em arte
author_facet Souza Vieira, Marcilio de
author_sort Souza Vieira, Marcilio de
title Foucault e a pesquisa educacional em arte
title_short Foucault e a pesquisa educacional em arte
title_full Foucault e a pesquisa educacional em arte
title_fullStr Foucault e a pesquisa educacional em arte
title_full_unstemmed Foucault e a pesquisa educacional em arte
title_sort foucault e a pesquisa educacional em arte
description Este texto objetiva compreender como a obra de Foucault pode contribuir para a pesquisa educacional reconhecendo essas contribuições para o conhecimento na área da educação. Medéia e Hamlet, respectivamente dos tragediógrafos Eurípides e Shakespeare são possibilidades de exploração da loucura, da sexualidade e da linguagem que podemos encontrar nas obras de Foucault. Pensamos esta abordagem como lições que norteiam o pensamento de Foucault acerca da pesquisa educacional em Arte, embora o filósofo não tenha escrito sobre educação, mas exemplifica em suas obras, artistas e obras de arte que nos ajudam a compreender a loucura, a linguagem e a sexualidade e discuti-las nas aulas de Arte, em especial, nas aulas de teatro.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2008
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3931
work_keys_str_mv AT souzavieiramarciliode foucaulteapesquisaeducacionalemarte
_version_ 1766682595299426304