Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões cole...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3918 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-39182019-06-27T17:03:58Z Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais Silva, Sidney a Reinaldo d Modelos ético-políticos. Democracia. Gestão da educação. Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2008-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918 Revista Educação em Questão; v. 32 n. 18 (2008): maio/ago. 2008 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918/3185 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Sidney a Reinaldo d |
spellingShingle |
Silva, Sidney a Reinaldo d Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
author_facet |
Silva, Sidney a Reinaldo d |
author_sort |
Silva, Sidney a Reinaldo d |
title |
Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
title_short |
Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
title_full |
Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
title_fullStr |
Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
title_full_unstemmed |
Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
title_sort |
modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais |
description |
Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2008 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918 |
work_keys_str_mv |
AT silvasidneyareinaldod modelosdedemocraciaegestaodaeducacaotendenciasatuais |
_version_ |
1766682592761872384 |