Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais

Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões cole...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Sidney a Reinaldo d
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3918
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-39182019-06-27T17:03:58Z Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais Silva, Sidney a Reinaldo d Modelos ético-políticos. Democracia. Gestão da educação. Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2008-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918 Revista Educação em Questão; v. 32 n. 18 (2008): maio/ago. 2008 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918/3185
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Sidney a Reinaldo d
spellingShingle Silva, Sidney a Reinaldo d
Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
author_facet Silva, Sidney a Reinaldo d
author_sort Silva, Sidney a Reinaldo d
title Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
title_short Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
title_full Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
title_fullStr Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
title_full_unstemmed Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
title_sort modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
description Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2008
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918
work_keys_str_mv AT silvasidneyareinaldod modelosdedemocraciaegestaodaeducacaotendenciasatuais
_version_ 1766682592761872384