Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais

Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões cole...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Sidney a Reinaldo d
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918
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Resumo:Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação.