Ação de instituições estrangeiras e nacionais no desenvolvimento de materiais didáticos de ciências no Brasil: 1960-1980

Na segunda metade do século vinte, foi transplantado para o Brasil um paradigma que enfatizava a importância da investigação científica no ensino das Ciências Naturais no primeiro e segundo graus. O paradigma teve origem nos Estados Uni...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lorenz, Karl Michael
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3903
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Descrição
Resumo:Na segunda metade do século vinte, foi transplantado para o Brasil um paradigma que enfatizava a importância da investigação científica no ensino das Ciências Naturais no primeiro e segundo graus. O paradigma teve origem nos Estados Unidos em resposta às críticas internas referentes ao ensino secundário e aos acontecimentos internacionais. Inicialmente, sustentado por subvenções estrangeiras, e, mais tarde, patrocinado pelo Ministério da Educação, um movimento surgiu no Brasil que objetivava reformar o ensino de ciências pela utilização de materiais escolares que incorporassem os princípios do paradigma. Este trabalho descreve a trajetória do movimento reformista, nas décadas de 1960 e 1970, focalizando a análise no papel das instituições estrangeiras e nacionais na produção e divulgação dos novos materiais didáticos.