Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mai...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-351 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3512011-12-22T12:19:00Z Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 Fenerick, José Adriano Samba Música popular brasileira Músico popular brasileiro Noel Rosa Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica. Mneme - Revista de Humanidades 2010-07-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351 Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 20 (2006): Revista Mneme 20 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351/324 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fenerick, José Adriano |
spellingShingle |
Fenerick, José Adriano Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
author_facet |
Fenerick, José Adriano |
author_sort |
Fenerick, José Adriano |
title |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_short |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_full |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_fullStr |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_full_unstemmed |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_sort |
noel rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
description |
Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica. |
publisher |
Mneme - Revista de Humanidades |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351 |
work_keys_str_mv |
AT fenerickjoseadriano noelrosaeastransformacoesdosambanadecadade1930 |
_version_ |
1766681576037416960 |