O USO E OCUPAÇÃO SOBRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA APA JENIPABU (RN, BRASIL) E SEU CARÁTER CONFLITIVO: ONDE FICA O ORDENAMENTO TERRITORIAL?

A criação de áreas legalmente protegidas tem sido uma das mais difundidas estratégias de conservação da biodiversidade e de ordenamento do território pelo mundo. Por definição, as Unidades de Conservação criadas deveriam proporcionar, com o passar do tempo, um arranjo singular dos objetos em relação...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barros, Luis F. F.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3494
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A criação de áreas legalmente protegidas tem sido uma das mais difundidas estratégias de conservação da biodiversidade e de ordenamento do território pelo mundo. Por definição, as Unidades de Conservação criadas deveriam proporcionar, com o passar do tempo, um arranjo singular dos objetos em relação ao seu entorno, visto se tratar de áreas sob regime especial de administração. Fundamentadas pelo paradigma da sustentabilidade, essas áreas tendem a mascarar, em certos momentos, interesses diversos. Assim, como recorte espacial, optou-se por analisar a APA Jenipabu (RN), verificando a efetividade de sua criação e buscando a origem de certos conflitos pelo uso do território no interior dos seus limites.