ESCRAVOS E LIBERTOS ENQUANTO SUJEITOS NA ANÁLISE DO PROCESSO ABOLICIONISTA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Para entender as novas concepções da educação brasileira e a função da escola na conjuntura atual, faz-se necessário uma releitura sobre as produções destinadas a instrução básica. Um tema relevante que deve ser abordado e analisado é a presença dos africanos e seus descendentes nos livros didáticos...
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Mneme - Revista de Humanidades
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oai:periodicos.ufrn.br:article-348282023-12-16T21:05:48Z ESCRAVOS E LIBERTOS ENQUANTO SUJEITOS NA ANÁLISE DO PROCESSO ABOLICIONISTA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA Dias Vergas, Bárbara Para entender as novas concepções da educação brasileira e a função da escola na conjuntura atual, faz-se necessário uma releitura sobre as produções destinadas a instrução básica. Um tema relevante que deve ser abordado e analisado é a presença dos africanos e seus descendentes nos livros didáticos, pois propiciam a transformação da sociedade, fomenta o exercício da cidadania, além de resgatar valores e identidades dos povos que contribuíram para a formação deste país, libertando-a da visão ultrapassada sobre a História do Brasil. O presente trabalho propõe compreender o processo abolicionista no Brasil a partir dos diversos aspectos e argumentos significativos que na educação básica estão omitidos ou descaracterizados. A produção dos livros didáticos precisa estar de acordo com as novas perspectivas de estudo a fim de possibilitar discussões similares entre educação básica e o conhecimento acadêmico. A historiografia tem se debruçado em releituras sobre a história e cultura dos africanos e seus descendentes no país, fundamental para analisar a forma como estes sujeitos estão presentes nos materiais produzidos com destino à educação básica. Mneme - Revista de Humanidades 2023-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34828 Mneme - Revista de Humanidades; v. 23 n. 46 (2022): Dossiê: Identidades Étnicas, Transitoriedade e Trabalho 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34828/18009 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
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escravos e libertos enquanto sujeitos na análise do processo abolicionista dos livros didáticos de história |
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Para entender as novas concepções da educação brasileira e a função da escola na conjuntura atual, faz-se necessário uma releitura sobre as produções destinadas a instrução básica. Um tema relevante que deve ser abordado e analisado é a presença dos africanos e seus descendentes nos livros didáticos, pois propiciam a transformação da sociedade, fomenta o exercício da cidadania, além de resgatar valores e identidades dos povos que contribuíram para a formação deste país, libertando-a da visão ultrapassada sobre a História do Brasil. O presente trabalho propõe compreender o processo abolicionista no Brasil a partir dos diversos aspectos e argumentos significativos que na educação básica estão omitidos ou descaracterizados. A produção dos livros didáticos precisa estar de acordo com as novas perspectivas de estudo a fim de possibilitar discussões similares entre educação básica e o conhecimento acadêmico. A historiografia tem se debruçado em releituras sobre a história e cultura dos africanos e seus descendentes no país, fundamental para analisar a forma como estes sujeitos estão presentes nos materiais produzidos com destino à educação básica. |
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