O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois comp...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-34825 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-348252023-12-16T21:05:48Z O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA Batista de Lira, Denise Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois compreende que a história dos índios no Brasil não deve ser apresentada apenas no denominado período colonial, mas também na atualidade, estabelecendo paralelos com suas mobilizações e reivindicações para a concretização dos artigos constitucionais, 210, 215 e 231. É necessário que os discentes consigam analisar e entender os índios como sujeitos ativos na história do Brasil e sua continuidade como grupos étnicos atuantes nos séculos XX e XXI. Os livros didáticos possuem um papel importante nisso por ser, ainda, o recurso mais utilizado no âmbito escolar pelos docentes. Mneme - Revista de Humanidades 2023-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825 Mneme - Revista de Humanidades; v. 23 n. 46 (2022): Dossiê: Identidades Étnicas, Transitoriedade e Trabalho 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825/18006 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Batista de Lira, Denise |
spellingShingle |
Batista de Lira, Denise O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA |
author_facet |
Batista de Lira, Denise |
author_sort |
Batista de Lira, Denise |
title |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA |
title_short |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA |
title_full |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA |
title_sort |
o ensino da temática indígena e a história contemporânea na sala de aula |
description |
Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois compreende que a história dos índios no Brasil não deve ser apresentada apenas no denominado período colonial, mas também na atualidade, estabelecendo paralelos com suas mobilizações e reivindicações para a concretização dos artigos constitucionais, 210, 215 e 231. É necessário que os discentes consigam analisar e entender os índios como sujeitos ativos na história do Brasil e sua continuidade como grupos étnicos atuantes nos séculos XX e XXI. Os livros didáticos possuem um papel importante nisso por ser, ainda, o recurso mais utilizado no âmbito escolar pelos docentes. |
publisher |
Mneme - Revista de Humanidades |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825 |
work_keys_str_mv |
AT batistadeliradenise oensinodatematicaindigenaeahistoriacontemporaneanasaladeaula |
_version_ |
1785623665812963328 |