O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA

Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois comp...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista de Lira, Denise
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-34825
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-348252023-12-16T21:05:48Z O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA Batista de Lira, Denise Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois compreende que a história dos índios no Brasil não deve ser apresentada apenas no denominado período colonial, mas também na atualidade, estabelecendo paralelos com suas mobilizações e reivindicações para a concretização dos artigos constitucionais, 210, 215 e 231. É necessário que os discentes consigam analisar e entender os índios como sujeitos ativos na história do Brasil e sua continuidade como grupos étnicos atuantes nos séculos XX e XXI. Os livros didáticos possuem um papel importante nisso por ser, ainda, o recurso mais utilizado no âmbito escolar pelos docentes. Mneme - Revista de Humanidades 2023-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825 Mneme - Revista de Humanidades; v. 23 n. 46 (2022): Dossiê: Identidades Étnicas, Transitoriedade e Trabalho 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825/18006 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Batista de Lira, Denise
spellingShingle Batista de Lira, Denise
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
author_facet Batista de Lira, Denise
author_sort Batista de Lira, Denise
title O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
title_short O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
title_full O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
title_fullStr O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA
title_sort o ensino da temática indígena e a história contemporânea na sala de aula
description Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois compreende que a história dos índios no Brasil não deve ser apresentada apenas no denominado período colonial, mas também na atualidade, estabelecendo paralelos com suas mobilizações e reivindicações para a concretização dos artigos constitucionais, 210, 215 e 231. É necessário que os discentes consigam analisar e entender os índios como sujeitos ativos na história do Brasil e sua continuidade como grupos étnicos atuantes nos séculos XX e XXI. Os livros didáticos possuem um papel importante nisso por ser, ainda, o recurso mais utilizado no âmbito escolar pelos docentes.
publisher Mneme - Revista de Humanidades
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825
work_keys_str_mv AT batistadeliradenise oensinodatematicaindigenaeahistoriacontemporaneanasaladeaula
_version_ 1785623665812963328