O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA

Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois comp...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista de Lira, Denise
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825
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Descrição
Resumo:Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois compreende que a história dos índios no Brasil não deve ser apresentada apenas no denominado período colonial, mas também na atualidade, estabelecendo paralelos com suas mobilizações e reivindicações para a concretização dos artigos constitucionais, 210, 215 e 231. É necessário que os discentes consigam analisar e entender os índios como sujeitos ativos na história do Brasil e sua continuidade como grupos étnicos atuantes nos séculos XX e XXI. Os livros didáticos possuem um papel importante nisso por ser, ainda, o recurso mais utilizado no âmbito escolar pelos docentes.