O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os p...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3479 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-34792023-04-21T02:16:51Z O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental Nascimento, Hiran Heber Dantas do Mesquita, Thiago de Paula Nunes Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os procedimentos de relação teórico-práticas para serem desenvolvidos em salas de aulas. Os conteúdos de Geografia do Semiárido no ensino fundamental indica que deve haver um redimensionamento das concepções de ensino e aprendizagem e da própria abordagem da Geografia na sala de aula. Esse redimensionamento inclui na nova prática atividades voltadas para a observação, o estudo, o experimento sobre os diversos aspectos geográficos da região. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479 Sociedade e Território; v. 21 n. 1-2 (2009): Sociedade e Território (Edição Especial); 95-109 2177-8396 por https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479/2792 Copyright (c) 2014 Sociedade e Território |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Nascimento, Hiran Heber Dantas do Mesquita, Thiago de Paula Nunes |
spellingShingle |
Nascimento, Hiran Heber Dantas do Mesquita, Thiago de Paula Nunes O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental |
author_facet |
Nascimento, Hiran Heber Dantas do Mesquita, Thiago de Paula Nunes |
author_sort |
Nascimento, Hiran Heber Dantas do |
title |
O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_short |
O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
o semiárido nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do ensino fundamental |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os procedimentos de relação teórico-práticas para serem desenvolvidos em salas de aulas. Os conteúdos de Geografia do Semiárido no ensino fundamental indica que deve haver um redimensionamento das concepções de ensino e aprendizagem e da própria abordagem da Geografia na sala de aula. Esse redimensionamento inclui na nova prática atividades voltadas para a observação, o estudo, o experimento sobre os diversos aspectos geográficos da região. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentohiranheberdantasdo osemiaridonordestinonasaladeaulaumapropostadetransversalidadeparaosanosfinaisdoensinofundamental AT mesquitathiagodepaulanunes osemiaridonordestinonasaladeaulaumapropostadetransversalidadeparaosanosfinaisdoensinofundamental |
_version_ |
1766682528747356160 |