O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental

Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Hiran Heber Dantas do, Mesquita, Thiago de Paula Nunes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-3479
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-34792023-04-21T02:16:51Z O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental Nascimento, Hiran Heber Dantas do Mesquita, Thiago de Paula Nunes Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os procedimentos de relação teórico-práticas para serem desenvolvidos em salas de aulas. Os conteúdos de Geografia do Semiárido no ensino fundamental indica que deve haver um redimensionamento das concepções de ensino e aprendizagem e da própria abordagem da Geografia na sala de aula. Esse redimensionamento inclui na nova prática atividades voltadas para a observação, o estudo, o experimento sobre os diversos aspectos geográficos da região. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479 Sociedade e Território; v. 21 n. 1-2 (2009): Sociedade e Território (Edição Especial); 95-109 2177-8396 por https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479/2792 Copyright (c) 2014 Sociedade e Território
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nascimento, Hiran Heber Dantas do
Mesquita, Thiago de Paula Nunes
spellingShingle Nascimento, Hiran Heber Dantas do
Mesquita, Thiago de Paula Nunes
O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
author_facet Nascimento, Hiran Heber Dantas do
Mesquita, Thiago de Paula Nunes
author_sort Nascimento, Hiran Heber Dantas do
title O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
title_short O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
title_full O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental
title_sort o semiárido nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do ensino fundamental
description Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os procedimentos de relação teórico-práticas para serem desenvolvidos em salas de aulas. Os conteúdos de Geografia do Semiárido no ensino fundamental indica que deve haver um redimensionamento das concepções de ensino e aprendizagem e da própria abordagem da Geografia na sala de aula. Esse redimensionamento inclui na nova prática atividades voltadas para a observação, o estudo, o experimento sobre os diversos aspectos geográficos da região.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479
work_keys_str_mv AT nascimentohiranheberdantasdo osemiaridonordestinonasaladeaulaumapropostadetransversalidadeparaosanosfinaisdoensinofundamental
AT mesquitathiagodepaulanunes osemiaridonordestinonasaladeaulaumapropostadetransversalidadeparaosanosfinaisdoensinofundamental
_version_ 1766682528747356160