O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental

Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Hiran Heber Dantas do, Mesquita, Thiago de Paula Nunes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os procedimentos de relação teórico-práticas para serem desenvolvidos em salas de aulas. Os conteúdos de Geografia do Semiárido no ensino fundamental indica que deve haver um redimensionamento das concepções de ensino e aprendizagem e da própria abordagem da Geografia na sala de aula. Esse redimensionamento inclui na nova prática atividades voltadas para a observação, o estudo, o experimento sobre os diversos aspectos geográficos da região.