COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO
O International Virtual Architectural Design Studio (IVADS) ocorreu em 2023, com o tema: “projetar virtualmente na preexistência” e propostas de usos para economia criativa. Esse artigo tem o objetivo de discutir a colaboração e a comunicação em processos projetuais desenvolvidos em ateliês virtuais...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34733 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-34733 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-347332024-01-24T12:02:42Z COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Andrade Silva, Heitor Monteiro, Verner ateliê virtual de projeto processo colaborativo comunicação na ação projetual meios de representação e concepção intervenção na preexistencia O International Virtual Architectural Design Studio (IVADS) ocorreu em 2023, com o tema: “projetar virtualmente na preexistência” e propostas de usos para economia criativa. Esse artigo tem o objetivo de discutir a colaboração e a comunicação em processos projetuais desenvolvidos em ateliês virtuais com equipes interinstitucionais para a formação de estudantes. Para tanto, utilizou-se de observações das atividades e consultas aos participantes de três equipes como fonte de dados. As análises abordaram a caracterização geral das equipes e a percepção dos participantes, nos eixos: a) pertinência e complexidade do tema; b) composição das equipes; e c) tempo; recursos de comunicação e representação gráfica; e a colaboração no processo. Observou-se que o processo foi caracterizado pela complexidade do tema (intervenção em preexistência de valor patrimonial) e do contexto de intervenção (comunidades em situação de vulnerabilidade social), bem como pela heterogeneidade dos membros que constituíram as equipes. Os processos projetuais nas equipes analisadas foram predominantemente colaborativos com alguns momentos de cooperação. Os meios de representação e concepção do projeto foram diversos, bem como os canais de comunicação utilizados. Conclui-se que a experiência relatada confirma o potencial colaborativo dos ateliês virtuais, que pôde ser beneficiado pelos meios de comunicação ao proporcionar níveis de interação bem superiores aos desenvolvidos nos ateliês virtuais de uma ou duas décadas atrás. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares ou convidado (conforme edição) texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34733 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 9 n. 1 (2024): Edição de Janeiro de 2024 2448-296X 10.21680/2448-296X.2024v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34733/18216 Copyright (c) 2024 Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues, Heitor Andrade Silva, Verner Monteiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Andrade Silva, Heitor Monteiro, Verner |
spellingShingle |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Andrade Silva, Heitor Monteiro, Verner COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO |
author_facet |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Andrade Silva, Heitor Monteiro, Verner |
author_sort |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros |
title |
COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO |
title_short |
COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO |
title_full |
COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO |
title_fullStr |
COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO |
title_full_unstemmed |
COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATELIÊ VIRTUAL DE PROJETO |
title_sort |
colaboração e comunicação no ateliê virtual de projeto |
description |
O International Virtual Architectural Design Studio (IVADS) ocorreu em 2023, com o tema: “projetar virtualmente na preexistência” e propostas de usos para economia criativa. Esse artigo tem o objetivo de discutir a colaboração e a comunicação em processos projetuais desenvolvidos em ateliês virtuais com equipes interinstitucionais para a formação de estudantes. Para tanto, utilizou-se de observações das atividades e consultas aos participantes de três equipes como fonte de dados. As análises abordaram a caracterização geral das equipes e a percepção dos participantes, nos eixos: a) pertinência e complexidade do tema; b) composição das equipes; e c) tempo; recursos de comunicação e representação gráfica; e a colaboração no processo. Observou-se que o processo foi caracterizado pela complexidade do tema (intervenção em preexistência de valor patrimonial) e do contexto de intervenção (comunidades em situação de vulnerabilidade social), bem como pela heterogeneidade dos membros que constituíram as equipes. Os processos projetuais nas equipes analisadas foram predominantemente colaborativos com alguns momentos de cooperação. Os meios de representação e concepção do projeto foram diversos, bem como os canais de comunicação utilizados. Conclui-se que a experiência relatada confirma o potencial colaborativo dos ateliês virtuais, que pôde ser beneficiado pelos meios de comunicação ao proporcionar níveis de interação bem superiores aos desenvolvidos nos ateliês virtuais de uma ou duas décadas atrás. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2024 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34733 |
work_keys_str_mv |
AT rodriguesclaraovidiodemedeiros colaboracaoecomunicacaonoatelievirtualdeprojeto AT andradesilvaheitor colaboracaoecomunicacaonoatelievirtualdeprojeto AT monteiroverner colaboracaoecomunicacaonoatelievirtualdeprojeto |
_version_ |
1790059840035356672 |