CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL
O artigo centra-se na reflexão pedagógica de três aspectos relevantes na experiência docente e discente no IVADS 2023. A escolha destes três pontos objetivou formular uma crítica teórica a partir da prática do estúdio virtual, identificando os limites e complementariedades desta prática condensada e...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34685 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-34685 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-346852024-01-24T12:02:45Z CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL Ruas, Dalton Bertini Feliciano, Ana Marta estúdio virtual de projeto ensino de projeto intervenção no patrimônio construído O artigo centra-se na reflexão pedagógica de três aspectos relevantes na experiência docente e discente no IVADS 2023. A escolha destes três pontos objetivou formular uma crítica teórica a partir da prática do estúdio virtual, identificando os limites e complementariedades desta prática condensada em relação aos ateliês de projeto. Nos limites e desafios interculturais, são descritos os procedimentos e dificuldades de implementação pedagógica de um estúdio de projeto virtual em um contexto multicultural; no intervir no construído, são refletidos os dilemas contemporâneos de construir no construído, com o desenvolvimento de estratégias para a sua reabilitação contextualizada; e, por último, são pautados as constituições materiais, programáticas e espaciais, de modo transversal no projeto, a partir da extração, utilização e emprego da madeira no projeto arquitetônico. Metodologicamente, construiu-se a reflexão destes três pontos a partir da experiência dos professores, os relatos dos alunos e a justaposição das imagens que acompanharam gradualmente o desenvolvimento do projeto. As considerações finais do artigo apontam um amadurecimento metodológico dos discentes a partir da revisão de práticas cristalizadas nos ateliês de projeto, uma desconstrução e reconstrução do programa arquitetônico, para mirar no futuro uma cidade que considera seu passado e a constrói a partir de valores contemporâneos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares ou convidado (conforme edição) `"texto" "imagem" application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34685 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 9 n. 1 (2024): Edição de Janeiro de 2024; 196-202 2448-296X 10.21680/2448-296X.2024v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34685/18214 Copyright (c) 2024 Dalton Bertini Ruas, Ana Marta Feliciano http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ruas, Dalton Bertini Feliciano, Ana Marta |
spellingShingle |
Ruas, Dalton Bertini Feliciano, Ana Marta CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL |
author_facet |
Ruas, Dalton Bertini Feliciano, Ana Marta |
author_sort |
Ruas, Dalton Bertini |
title |
CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL |
title_short |
CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL |
title_full |
CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL |
title_fullStr |
CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL |
title_full_unstemmed |
CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL |
title_sort |
construir conexões com o passado, pensar criativamente os espaços do futuro: experiência pedagógica de um estúdio virtual intercultural |
description |
O artigo centra-se na reflexão pedagógica de três aspectos relevantes na experiência docente e discente no IVADS 2023. A escolha destes três pontos objetivou formular uma crítica teórica a partir da prática do estúdio virtual, identificando os limites e complementariedades desta prática condensada em relação aos ateliês de projeto. Nos limites e desafios interculturais, são descritos os procedimentos e dificuldades de implementação pedagógica de um estúdio de projeto virtual em um contexto multicultural; no intervir no construído, são refletidos os dilemas contemporâneos de construir no construído, com o desenvolvimento de estratégias para a sua reabilitação contextualizada; e, por último, são pautados as constituições materiais, programáticas e espaciais, de modo transversal no projeto, a partir da extração, utilização e emprego da madeira no projeto arquitetônico. Metodologicamente, construiu-se a reflexão destes três pontos a partir da experiência dos professores, os relatos dos alunos e a justaposição das imagens que acompanharam gradualmente o desenvolvimento do projeto. As considerações finais do artigo apontam um amadurecimento metodológico dos discentes a partir da revisão de práticas cristalizadas nos ateliês de projeto, uma desconstrução e reconstrução do programa arquitetônico, para mirar no futuro uma cidade que considera seu passado e a constrói a partir de valores contemporâneos. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2024 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34685 |
work_keys_str_mv |
AT ruasdaltonbertini construirconexoescomopassadopensarcriativamenteosespacosdofuturoexperienciapedagogicadeumestudiovirtualintercultural AT felicianoanamarta construirconexoescomopassadopensarcriativamenteosespacosdofuturoexperienciapedagogicadeumestudiovirtualintercultural |
_version_ |
1790059838849417216 |