Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fun...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-34512 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-345122023-12-29T17:41:58Z Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio Taborda da Paixão, Ana Luiza Tizott Bonfim, Amanda Fernandes Borges, Felipe Augusto Miguel Tzott, Wagner Educação Aprendizagem Ensino Fundamental Estágio Supervisionado O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fundamental no Brasil, explorar as leis que o regem, definir o Ensino Fundamental conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar os processos de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A pesquisa visa enriquecer as práticas pedagógicas dos professores e aprofundar o entendimento das abordagens que influenciam este ensino. Os métodos empregados incluem pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da observação participativa e atividades práticas na escola. Assim, este estudo conclui que as abordagens pedagógicas têm como foco central o aluno, e devem buscar práticas inclusivas que estimulem o seu desenvolvimento intelectual. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 2 (2023): Ecos do Cotidiano I 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512/18124 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Taborda da Paixão, Ana Luiza Tizott Bonfim, Amanda Fernandes Borges, Felipe Augusto Miguel Tzott, Wagner |
spellingShingle |
Taborda da Paixão, Ana Luiza Tizott Bonfim, Amanda Fernandes Borges, Felipe Augusto Miguel Tzott, Wagner Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio |
author_facet |
Taborda da Paixão, Ana Luiza Tizott Bonfim, Amanda Fernandes Borges, Felipe Augusto Miguel Tzott, Wagner |
author_sort |
Taborda da Paixão, Ana Luiza |
title |
Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio |
title_short |
Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio |
title_full |
Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio |
title_fullStr |
Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio |
title_full_unstemmed |
Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio |
title_sort |
abordagens pedagógicas no ensino fundamental: um estudo no campo de estágio |
description |
O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fundamental no Brasil, explorar as leis que o regem, definir o Ensino Fundamental conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar os processos de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A pesquisa visa enriquecer as práticas pedagógicas dos professores e aprofundar o entendimento das abordagens que influenciam este ensino. Os métodos empregados incluem pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da observação participativa e atividades práticas na escola. Assim, este estudo conclui que as abordagens pedagógicas têm como foco central o aluno, e devem buscar práticas inclusivas que estimulem o seu desenvolvimento intelectual. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512 |
work_keys_str_mv |
AT tabordadapaixaoanaluiza abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio AT tizottbonfimamanda abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio AT fernandesborgesfelipeaugusto abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio AT migueltzottwagner abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio |
_version_ |
1790059851936694272 |