Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio

O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fun...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Taborda da Paixão, Ana Luiza, Tizott Bonfim, Amanda, Fernandes Borges, Felipe Augusto, Miguel Tzott, Wagner
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-34512
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-345122023-12-29T17:41:58Z Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio Taborda da Paixão, Ana Luiza Tizott Bonfim, Amanda Fernandes Borges, Felipe Augusto Miguel Tzott, Wagner Educação Aprendizagem Ensino Fundamental Estágio Supervisionado O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fundamental no Brasil, explorar as leis que o regem, definir o Ensino Fundamental conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar os processos de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A pesquisa visa enriquecer as práticas pedagógicas dos professores e aprofundar o entendimento das abordagens que influenciam este ensino. Os métodos empregados incluem pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da observação participativa e atividades práticas na escola. Assim, este estudo conclui que as abordagens pedagógicas têm como foco central o aluno, e devem buscar práticas inclusivas que estimulem o seu desenvolvimento intelectual. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 2 (2023): Ecos do Cotidiano I 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512/18124 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Taborda da Paixão, Ana Luiza
Tizott Bonfim, Amanda
Fernandes Borges, Felipe Augusto
Miguel Tzott, Wagner
spellingShingle Taborda da Paixão, Ana Luiza
Tizott Bonfim, Amanda
Fernandes Borges, Felipe Augusto
Miguel Tzott, Wagner
Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
author_facet Taborda da Paixão, Ana Luiza
Tizott Bonfim, Amanda
Fernandes Borges, Felipe Augusto
Miguel Tzott, Wagner
author_sort Taborda da Paixão, Ana Luiza
title Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
title_short Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
title_full Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
title_fullStr Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
title_full_unstemmed Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio
title_sort abordagens pedagógicas no ensino fundamental: um estudo no campo de estágio
description O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fundamental no Brasil, explorar as leis que o regem, definir o Ensino Fundamental conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar os processos de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A pesquisa visa enriquecer as práticas pedagógicas dos professores e aprofundar o entendimento das abordagens que influenciam este ensino. Os métodos empregados incluem pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da observação participativa e atividades práticas na escola. Assim, este estudo conclui que as abordagens pedagógicas têm como foco central o aluno, e devem buscar práticas inclusivas que estimulem o seu desenvolvimento intelectual.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512
work_keys_str_mv AT tabordadapaixaoanaluiza abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio
AT tizottbonfimamanda abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio
AT fernandesborgesfelipeaugusto abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio
AT migueltzottwagner abordagenspedagogicasnoensinofundamentalumestudonocampodeestagio
_version_ 1790059851936694272