Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras

This article has as its corpus the music video for the song 'Unholy', released in 2023 by the artists Sam Smith and Kim Petras. The objective is to understand how the scenography and the discursive ethos are manifested and how arguments are constructed to persuade the audience/audience. As...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Chediak, Sorhaya, Carlos Eduardo do Vale Ortiz
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/34490
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-34490
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-344902024-02-21T13:35:32Z Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras Chediak, Sorhaya Carlos Eduardo do Vale Ortiz This article has as its corpus the music video for the song 'Unholy', released in 2023 by the artists Sam Smith and Kim Petras. The objective is to understand how the scenography and the discursive ethos are manifested and how arguments are constructed to persuade the audience/audience. As a methodological resource, we chose documentary research with a qualitative approach. To answer the questions, we rely on studies by Dominique Maingueneau (2008) on ethos and on the Theory of Argumentation by Perelman and Olbrechts Tyteca (2014). The results indicate that the colonizing discourse is crystallized by social and historical practices that legitimize positions that subjugate people from the LGBTQIAPN+ public, specifically in the text's corpus, and other marginalized social groups. Este artigo tem como corpus o videoclipe da música 'Unholy', lançado em 2023 pelos artistas Sam Smith e Kim Petras. O objetivo é compreender como a cenografia e o ethos discursivo são manifestados e como os argumentos são construídos para persuadir o auditório/público. Como recurso metodológico, elegemos a pesquisa documental de abordagem qualitativa. Para responder às questões, apoiamo-nos nos estudos de Dominique Maingueneau (2008) sobre ethos e na Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts Tyteca (2014). Os resultados apontam que o discurso colonizador é cristalizado por práticas sociais e históricas que legitimam posicionamentos que subjugam pessoas do público LGBTQIAPN+, em específico no corpus do texto, e demais grupos sociais marginalizados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-02-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/34490 Revista Saridh – Linguagem e Discurso; v. 5 n. 2 (2023): Estudos textuais e (socio)cognitivistas sobre questões sociais contemporâneas 2674-6131 por https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/34490/18256 Copyright (c) 2024 Revista Saridh – Linguagem e Discurso http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Chediak, Sorhaya
Carlos Eduardo do Vale Ortiz
spellingShingle Chediak, Sorhaya
Carlos Eduardo do Vale Ortiz
Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras
author_facet Chediak, Sorhaya
Carlos Eduardo do Vale Ortiz
author_sort Chediak, Sorhaya
title Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras
title_short Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras
title_full Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras
title_fullStr Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras
title_full_unstemmed Cenografia, ethos e argumentação de “Unholy”, de Sam Smith e Kim Petras
title_sort cenografia, ethos e argumentação de “unholy”, de sam smith e kim petras
description This article has as its corpus the music video for the song 'Unholy', released in 2023 by the artists Sam Smith and Kim Petras. The objective is to understand how the scenography and the discursive ethos are manifested and how arguments are constructed to persuade the audience/audience. As a methodological resource, we chose documentary research with a qualitative approach. To answer the questions, we rely on studies by Dominique Maingueneau (2008) on ethos and on the Theory of Argumentation by Perelman and Olbrechts Tyteca (2014). The results indicate that the colonizing discourse is crystallized by social and historical practices that legitimize positions that subjugate people from the LGBTQIAPN+ public, specifically in the text's corpus, and other marginalized social groups.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2024
url https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/34490
work_keys_str_mv AT chediaksorhaya cenografiaethoseargumentacaodeunholydesamsmithekimpetras
AT carloseduardodovaleortiz cenografiaethoseargumentacaodeunholydesamsmithekimpetras
_version_ 1791961258625335296