SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solici...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-34426 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-344262024-02-19T13:15:17Z SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Fonseca, Aleson da Silva Costa, Ivaneide Alves Soares da Interação social Questões controversas; Teoria Pedagógica Ensino Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solicitou-se a elaboração de sequências de ensino, obtendo-se 21 propostas didáticas que foram analisadas para enquadramento das correntes político-pedagógicas de Educação Ambiental. Verificou-se a predominância do viés pragmática (14 sequências), críticas (4 sequências), conservacionistas (2 sequências), uma não foi possível encontrar elementos suficientes para o enquadramento. Esse resultado decorre do processo de construção da identidade e desenvolvimento sócio-histórico, ao qual os professores foram submetidos ao longo do seu desenvolvimento cognitivo. Por isso recomenda-se, que as formações pedagógicas, que pretendem subsidiar a preparação para o trabalho docente com o uso de QSC, carecem de uma base teórica de vertente crítica, como possibilidade de enfrentamento das ideologias reducionistas, tecnicistas e positivistas desse universo educativo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-02-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 24 No. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; RE01 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 24 Núm. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; RE01 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 24 n. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; RE01 1984-3879 10.21680/1984-3879.2024v24n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426/18274 Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fonseca, Aleson da Silva Costa, Ivaneide Alves Soares da |
spellingShingle |
Fonseca, Aleson da Silva Costa, Ivaneide Alves Soares da SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author_facet |
Fonseca, Aleson da Silva Costa, Ivaneide Alves Soares da |
author_sort |
Fonseca, Aleson da Silva |
title |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_short |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
sequências de ensino com enfoque sociocientífico na interface com as correntes de educação ambiental |
description |
Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solicitou-se a elaboração de sequências de ensino, obtendo-se 21 propostas didáticas que foram analisadas para enquadramento das correntes político-pedagógicas de Educação Ambiental. Verificou-se a predominância do viés pragmática (14 sequências), críticas (4 sequências), conservacionistas (2 sequências), uma não foi possível encontrar elementos suficientes para o enquadramento. Esse resultado decorre do processo de construção da identidade e desenvolvimento sócio-histórico, ao qual os professores foram submetidos ao longo do seu desenvolvimento cognitivo. Por isso recomenda-se, que as formações pedagógicas, que pretendem subsidiar a preparação para o trabalho docente com o uso de QSC, carecem de uma base teórica de vertente crítica, como possibilidade de enfrentamento das ideologias reducionistas, tecnicistas e positivistas desse universo educativo. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2024 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426 |
work_keys_str_mv |
AT fonsecaalesondasilva sequenciasdeensinocomenfoquesociocientificonainterfacecomascorrentesdeeducacaoambiental AT costaivaneidealvessoaresda sequenciasdeensinocomenfoquesociocientificonainterfacecomascorrentesdeeducacaoambiental |
_version_ |
1791961243869773824 |