SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solici...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fonseca, Aleson da Silva, Costa, Ivaneide Alves Soares da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-34426
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-344262024-02-19T13:15:17Z SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Fonseca, Aleson da Silva Costa, Ivaneide Alves Soares da Interação social Questões controversas; Teoria Pedagógica Ensino Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solicitou-se a elaboração de sequências de ensino, obtendo-se 21 propostas didáticas que foram analisadas para enquadramento das correntes político-pedagógicas de Educação Ambiental. Verificou-se a predominância do viés pragmática (14 sequências), críticas (4 sequências), conservacionistas (2 sequências), uma não foi possível encontrar elementos suficientes para o enquadramento. Esse resultado decorre do processo de construção da identidade e desenvolvimento sócio-histórico, ao qual os professores foram submetidos ao longo do seu desenvolvimento cognitivo. Por isso recomenda-se, que as formações pedagógicas, que pretendem subsidiar a preparação para o trabalho docente com o uso de QSC, carecem de uma base teórica de vertente crítica, como possibilidade de enfrentamento das ideologias reducionistas, tecnicistas e positivistas desse universo educativo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-02-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 24 No. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; RE01 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 24 Núm. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; RE01 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 24 n. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; RE01 1984-3879 10.21680/1984-3879.2024v24n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426/18274 Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fonseca, Aleson da Silva
Costa, Ivaneide Alves Soares da
spellingShingle Fonseca, Aleson da Silva
Costa, Ivaneide Alves Soares da
SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author_facet Fonseca, Aleson da Silva
Costa, Ivaneide Alves Soares da
author_sort Fonseca, Aleson da Silva
title SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_short SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort sequências de ensino com enfoque sociocientífico na interface com as correntes de educação ambiental
description Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solicitou-se a elaboração de sequências de ensino, obtendo-se 21 propostas didáticas que foram analisadas para enquadramento das correntes político-pedagógicas de Educação Ambiental. Verificou-se a predominância do viés pragmática (14 sequências), críticas (4 sequências), conservacionistas (2 sequências), uma não foi possível encontrar elementos suficientes para o enquadramento. Esse resultado decorre do processo de construção da identidade e desenvolvimento sócio-histórico, ao qual os professores foram submetidos ao longo do seu desenvolvimento cognitivo. Por isso recomenda-se, que as formações pedagógicas, que pretendem subsidiar a preparação para o trabalho docente com o uso de QSC, carecem de uma base teórica de vertente crítica, como possibilidade de enfrentamento das ideologias reducionistas, tecnicistas e positivistas desse universo educativo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2024
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426
work_keys_str_mv AT fonsecaalesondasilva sequenciasdeensinocomenfoquesociocientificonainterfacecomascorrentesdeeducacaoambiental
AT costaivaneidealvessoaresda sequenciasdeensinocomenfoquesociocientificonainterfacecomascorrentesdeeducacaoambiental
_version_ 1791961243869773824