A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves

Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Castro Alves, no município de Natal, partindo da importância da valorização dos laboratórios de ciências nas escolas, bem como dos materiais didáticos disponíveis nele. Dentre esses materiais, foram destacados os modelos anatômicos, que a escola já poss...

Celý popis

Uloženo v:
Podrobná bibliografie
Hlavní autoři: Andrade Camara, Paulo Henrique, Matias de Piava, Meyrielli Suzane, Bezerra, Hadssa Layla, Cabral da silva, Gerson Lenno, Denes Costa Menezes, Jadson
Médium: Online
Jazyk:por
Vydáno: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
On-line přístup:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33621
Tagy: Přidat tag
Žádné tagy, Buďte první, kdo otaguje tento záznam!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-33621
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-336212023-12-29T17:42:01Z A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves Andrade Camara, Paulo Henrique Matias de Piava, Meyrielli Suzane Bezerra, Hadssa Layla Cabral da silva, Gerson Lenno Denes Costa Menezes, Jadson Laboratório Modelos didáticos Anatomia aprendizagem Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Castro Alves, no município de Natal, partindo da importância da valorização dos laboratórios de ciências nas escolas, bem como dos materiais didáticos disponíveis nele. Dentre esses materiais, foram destacados os modelos anatômicos, que a escola já possuía e complementares, promovendo momentos de interação com esses modelos para os alunos e os questionando a respeito deles para analisar a importância do uso desses modelos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de sistemas anatômicos e fisiológicos. Por meio de uma atividade de sondagem, rodas de conversas e questionários, foi possível observar tanto os conhecimentos prévios dos alunos quanto perceber os motivos pelos quais essas ferramentas favorecem a conexão de assuntos teóricos com práticos/visuais, assim como a capacidade de tornar momentos de aprendizagem mais interessantes e divertidos para os estudantes.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33621 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 2 (2023): Ecos do Cotidiano I 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33621/18120 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Andrade Camara, Paulo Henrique
Matias de Piava, Meyrielli Suzane
Bezerra, Hadssa Layla
Cabral da silva, Gerson Lenno
Denes Costa Menezes, Jadson
spellingShingle Andrade Camara, Paulo Henrique
Matias de Piava, Meyrielli Suzane
Bezerra, Hadssa Layla
Cabral da silva, Gerson Lenno
Denes Costa Menezes, Jadson
A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves
author_facet Andrade Camara, Paulo Henrique
Matias de Piava, Meyrielli Suzane
Bezerra, Hadssa Layla
Cabral da silva, Gerson Lenno
Denes Costa Menezes, Jadson
author_sort Andrade Camara, Paulo Henrique
title A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves
title_short A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves
title_full A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves
title_fullStr A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves
title_full_unstemmed A importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na Escola Estadual Castro Alves
title_sort importância dos modelos didáticos de anatomia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica na escola estadual castro alves
description Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Castro Alves, no município de Natal, partindo da importância da valorização dos laboratórios de ciências nas escolas, bem como dos materiais didáticos disponíveis nele. Dentre esses materiais, foram destacados os modelos anatômicos, que a escola já possuía e complementares, promovendo momentos de interação com esses modelos para os alunos e os questionando a respeito deles para analisar a importância do uso desses modelos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de sistemas anatômicos e fisiológicos. Por meio de uma atividade de sondagem, rodas de conversas e questionários, foi possível observar tanto os conhecimentos prévios dos alunos quanto perceber os motivos pelos quais essas ferramentas favorecem a conexão de assuntos teóricos com práticos/visuais, assim como a capacidade de tornar momentos de aprendizagem mais interessantes e divertidos para os estudantes. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33621
work_keys_str_mv AT andradecamarapaulohenrique aimportanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT matiasdepiavameyriellisuzane aimportanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT bezerrahadssalayla aimportanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT cabraldasilvagersonlenno aimportanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT denescostamenezesjadson aimportanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT andradecamarapaulohenrique importanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT matiasdepiavameyriellisuzane importanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT bezerrahadssalayla importanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT cabraldasilvagersonlenno importanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
AT denescostamenezesjadson importanciadosmodelosdidaticosdeanatomianoprocessodeensinoaprendizagemdosalunosdaredebasicanaescolaestadualcastroalves
_version_ 1790059848275066880