Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi con...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-33064 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-330642023-12-29T17:42:02Z Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio Oliveira da Silva, José Guilherme Licenciatura Estágio Supervisionado em História O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi constatada uma predominância de visões preconceituosas por parte dos professores em relação aos alunos, com características passíveis de serem definidas como parte da “Teoria da Carência Cultural”, conceito pautado por Maria Helena Souza Patto. São feitas considerações sobre as vivências, violências no cotidiano da escola, o processo educativo, a realidade escolar, e também em relação à formação docente, em um relato mais especulativo que conclusivo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 2 (2023): Ecos do Cotidiano I 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064/18132 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Oliveira da Silva, José Guilherme |
spellingShingle |
Oliveira da Silva, José Guilherme Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
author_facet |
Oliveira da Silva, José Guilherme |
author_sort |
Oliveira da Silva, José Guilherme |
title |
Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
title_short |
Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
title_full |
Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
title_fullStr |
Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
title_full_unstemmed |
Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
title_sort |
teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio |
description |
O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi constatada uma predominância de visões preconceituosas por parte dos professores em relação aos alunos, com características passíveis de serem definidas como parte da “Teoria da Carência Cultural”, conceito pautado por Maria Helena Souza Patto. São feitas considerações sobre as vivências, violências no cotidiano da escola, o processo educativo, a realidade escolar, e também em relação à formação docente, em um relato mais especulativo que conclusivo. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiradasilvajoseguilherme teoriadacarenciaculturalemvogaumtristerelatodeestagio |
_version_ |
1790059846699057152 |