Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio

O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi con...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira da Silva, José Guilherme
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-33064
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-330642023-12-29T17:42:02Z Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio Oliveira da Silva, José Guilherme Licenciatura Estágio Supervisionado em História O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi constatada uma predominância de visões preconceituosas por parte dos professores em relação aos alunos, com características passíveis de serem definidas como parte da “Teoria da Carência Cultural”, conceito pautado por Maria Helena Souza Patto. São feitas considerações sobre as vivências, violências no cotidiano da escola, o processo educativo, a realidade escolar, e também em relação à formação docente, em um relato mais especulativo que conclusivo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 2 (2023): Ecos do Cotidiano I 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064/18132 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira da Silva, José Guilherme
spellingShingle Oliveira da Silva, José Guilherme
Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
author_facet Oliveira da Silva, José Guilherme
author_sort Oliveira da Silva, José Guilherme
title Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
title_short Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
title_full Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
title_fullStr Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
title_full_unstemmed Teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
title_sort teoria da carência cultural em voga: um triste relato de estágio
description O presente relato de experiência parte das vivências ocorridas em uma Escola Municipal de Natal, em função da disciplina “Estágio Supervisionado para formação de Professores II (História)”, componente curricular obrigatório para conclusão da licenciatura em História. Durante as experiências, foi constatada uma predominância de visões preconceituosas por parte dos professores em relação aos alunos, com características passíveis de serem definidas como parte da “Teoria da Carência Cultural”, conceito pautado por Maria Helena Souza Patto. São feitas considerações sobre as vivências, violências no cotidiano da escola, o processo educativo, a realidade escolar, e também em relação à formação docente, em um relato mais especulativo que conclusivo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/33064
work_keys_str_mv AT oliveiradasilvajoseguilherme teoriadacarenciaculturalemvogaumtristerelatodeestagio
_version_ 1790059846699057152