Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara

This work aims to understand how the narrative of Abishag – hóspede inevitável (2012) [Abishag: Inevitable Guest], by João Câmara, is configured in the intersemiotic relationship between verbal text and visual text, on context of the Picture book. We start from the general hypothesis that the work i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Almeida, Sherry Morgana Justino, Simplício da Silva, Amanda Mirella
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33036
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-33036
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-330362023-10-31T12:13:56Z Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara de Almeida, Sherry Morgana Justino Simplício da Silva, Amanda Mirella This work aims to understand how the narrative of Abishag – hóspede inevitável (2012) [Abishag: Inevitable Guest], by João Câmara, is configured in the intersemiotic relationship between verbal text and visual text, on context of the Picture book. We start from the general hypothesis that the work is constituted within an intersemiotic perspective and that the relationship established between conventional signs (words) and iconic signs (illustrations) goes beyond theoretical categorizations of complementarity or simple correspondence between the visual text and the verbal text. For this, we take as our main theoretical basis, authors such as Genette (1995) and Franco Jr. (2009) regarding Narratology; and Nikolajeva and Scott (2011) of intersemiotic theory. Este artigo objetiva compreender como se configura a narrativa de Abishag – hóspede inevitável (2012), de João Câmara, na relação intersemiótica entre texto verbal e texto visual, dentro do contexto do livro ilustrado. Partimos da hipótese geral de que a obra é constituída dentro de uma perspectiva intersemiótica e que a relação estabelecida entre os signos convencionais (palavras) e os signos icônicos (ilustrações) ultrapassa categorizações teóricas de complementação ou de simples correspondência entre o texto visual e o texto verbal. Chegamos a comprovar que, em Abishag, o texto visual não serve somente como complemento ao texto escrito, ou como uma fiel ilustração daquilo que está sendo dito, juntamente com o texto verbal, ele ultrapassa categorizações. Para tanto, tomamos como base teórica principal, autores como Genette (1995), Franco Jr. (2009) no tocante à Narratologia e Nikolajeva e Scott (2011) no âmbito da teoria intersemiótica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-10-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33036 Revista do GELNE; v. 25 n. 3 (2023): Edição Especial; e33036 2236-0883 10.21680/1517-7874.2023v25n3 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33036/17545 Copyright (c) 2023 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Almeida, Sherry Morgana Justino
Simplício da Silva, Amanda Mirella
spellingShingle de Almeida, Sherry Morgana Justino
Simplício da Silva, Amanda Mirella
Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara
author_facet de Almeida, Sherry Morgana Justino
Simplício da Silva, Amanda Mirella
author_sort de Almeida, Sherry Morgana Justino
title Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara
title_short Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara
title_full Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara
title_fullStr Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara
title_full_unstemmed Entre o dito e o visto: narratividade em Abishag, de João Câmara
title_sort entre o dito e o visto: narratividade em abishag, de joão câmara
description This work aims to understand how the narrative of Abishag – hóspede inevitável (2012) [Abishag: Inevitable Guest], by João Câmara, is configured in the intersemiotic relationship between verbal text and visual text, on context of the Picture book. We start from the general hypothesis that the work is constituted within an intersemiotic perspective and that the relationship established between conventional signs (words) and iconic signs (illustrations) goes beyond theoretical categorizations of complementarity or simple correspondence between the visual text and the verbal text. For this, we take as our main theoretical basis, authors such as Genette (1995) and Franco Jr. (2009) regarding Narratology; and Nikolajeva and Scott (2011) of intersemiotic theory.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33036
work_keys_str_mv AT dealmeidasherrymorganajustino entreoditoeovistonarratividadeemabishagdejoaocamara
AT simpliciodasilvaamandamirella entreoditoeovistonarratividadeemabishagdejoaocamara
_version_ 1781992075590369280