A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico

O presente trabalho é fruto de reflexões e observações desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado vivenciado por duas licenciandas do curso Pedagogia no campo da Coordenação Pedagógica. Busca-se refletir sobre a importância do trabalho coletivo na escola e a ação do Coordenador para o fortal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tinoco Barreto, Rhebecca Samilly, Oliveira dos Santos, Veronica
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32933
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-32933
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-329332023-06-22T17:45:30Z A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico Tinoco Barreto, Rhebecca Samilly Oliveira dos Santos, Veronica O presente trabalho é fruto de reflexões e observações desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado vivenciado por duas licenciandas do curso Pedagogia no campo da Coordenação Pedagógica. Busca-se refletir sobre a importância do trabalho coletivo na escola e a ação do Coordenador para o fortalecimento da coletividade. O Estágio foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Natal. Sendo assim, é uma pesquisa de caráter exploratório e participante, com a modalidade observação participante e, para obtenção dos dados, foram adotadas atividades como: questionário estruturado, observação e participação de reuniões; observação dos momentos de planejamento pedagógico. Assim, foi possível constatar a importância da atuação da Coordenação Pedagógica no trabalho coletivo na escola e a fundamentalidade do planejamento pedagógico para a articulação de uma equipe. Portanto, essa experiência suscitou diversas reflexões que convergiram para destacar o potencial dos coordenadores na ação para fortalecer o trabalho coletivo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-06-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32933 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 3 (2023): Estágio e Pesquisa: concepção e prática no curso de Pedagogia; 189-199 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32933/17080 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Tinoco Barreto, Rhebecca Samilly
Oliveira dos Santos, Veronica
spellingShingle Tinoco Barreto, Rhebecca Samilly
Oliveira dos Santos, Veronica
A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
author_facet Tinoco Barreto, Rhebecca Samilly
Oliveira dos Santos, Veronica
author_sort Tinoco Barreto, Rhebecca Samilly
title A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
title_short A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
title_full A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
title_fullStr A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
title_full_unstemmed A ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
title_sort ação do coordenador pedagógico no fortalecimento do trabalho coletivo: nas entrelinhas do fazer pedagógico
description O presente trabalho é fruto de reflexões e observações desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado vivenciado por duas licenciandas do curso Pedagogia no campo da Coordenação Pedagógica. Busca-se refletir sobre a importância do trabalho coletivo na escola e a ação do Coordenador para o fortalecimento da coletividade. O Estágio foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Natal. Sendo assim, é uma pesquisa de caráter exploratório e participante, com a modalidade observação participante e, para obtenção dos dados, foram adotadas atividades como: questionário estruturado, observação e participação de reuniões; observação dos momentos de planejamento pedagógico. Assim, foi possível constatar a importância da atuação da Coordenação Pedagógica no trabalho coletivo na escola e a fundamentalidade do planejamento pedagógico para a articulação de uma equipe. Portanto, essa experiência suscitou diversas reflexões que convergiram para destacar o potencial dos coordenadores na ação para fortalecer o trabalho coletivo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32933
work_keys_str_mv AT tinocobarretorhebeccasamilly aacaodocoordenadorpedagogiconofortalecimentodotrabalhocoletivonasentrelinhasdofazerpedagogico
AT oliveiradossantosveronica aacaodocoordenadorpedagogiconofortalecimentodotrabalhocoletivonasentrelinhasdofazerpedagogico
AT tinocobarretorhebeccasamilly acaodocoordenadorpedagogiconofortalecimentodotrabalhocoletivonasentrelinhasdofazerpedagogico
AT oliveiradossantosveronica acaodocoordenadorpedagogiconofortalecimentodotrabalhocoletivonasentrelinhasdofazerpedagogico
_version_ 1771850196985053184