Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas

Este trabalho objetiva refletir sobre a gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas, partindo da experiência do nosso Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal e de aportes teó...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Freire de Lima, Bianca Larissa, Andrade da Costa, Valéria Yasmin
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32926
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-32926
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-329262023-06-22T17:45:35Z Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas Freire de Lima, Bianca Larissa Andrade da Costa, Valéria Yasmin Este trabalho objetiva refletir sobre a gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas, partindo da experiência do nosso Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal e de aportes teóricos sobre o tema. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se utilizou de perguntas semi-estruturadas e observações feitas no espaço em questão e diálogos construídos ao longo do estágio. Os resultados obtidos mostram que as práticas da gestão do CMEI e todo seu regimento são de caráter democrático e participativo, pois os aspectos analisados, tanto nas falas como nas ações, demonstram uma perspectiva democrática. Com isso, percebemos que o estágio contribuiu positivamente para nossa formação inicial, mostrando os desafios e os caminhos de uma boa gestão. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-06-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32926 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 3 (2023): Estágio e Pesquisa: concepção e prática no curso de Pedagogia; 127-135 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32926/17072 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Freire de Lima, Bianca Larissa
Andrade da Costa, Valéria Yasmin
spellingShingle Freire de Lima, Bianca Larissa
Andrade da Costa, Valéria Yasmin
Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
author_facet Freire de Lima, Bianca Larissa
Andrade da Costa, Valéria Yasmin
author_sort Freire de Lima, Bianca Larissa
title Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_short Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_full Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_fullStr Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_sort gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas
description Este trabalho objetiva refletir sobre a gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas, partindo da experiência do nosso Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal e de aportes teóricos sobre o tema. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se utilizou de perguntas semi-estruturadas e observações feitas no espaço em questão e diálogos construídos ao longo do estágio. Os resultados obtidos mostram que as práticas da gestão do CMEI e todo seu regimento são de caráter democrático e participativo, pois os aspectos analisados, tanto nas falas como nas ações, demonstram uma perspectiva democrática. Com isso, percebemos que o estágio contribuiu positivamente para nossa formação inicial, mostrando os desafios e os caminhos de uma boa gestão.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32926
work_keys_str_mv AT freiredelimabiancalarissa gestaodemocraticasuascaracteristicaseimplicacoesnodesenvolvimentodaspraticaspedagogicas
AT andradedacostavaleriayasmin gestaodemocraticasuascaracteristicaseimplicacoesnodesenvolvimentodaspraticaspedagogicas
_version_ 1771850195488735232