Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coord...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-32924 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-329242023-06-22T17:45:36Z Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência da Rocha Martins, Ana Claudia da Silva Freire, Juciele Marília Guilherme O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coordenação pedagógica, vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida presencialmente em um Colégio Estadual de Natal/RN. A metodologia tem como base uma análise qualitativa a partir de observações e entrevistas relacionadas ao referencial teórico estudado. Em vista disso, constatamos que são inúmeras as atribuições direcionadas ao coordenador pedagógico e que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho. Ter essa vivência nos possibilitou refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática, entendendo que é preciso fazer essa conexão para que nossa atuação enquanto profissionais aconteça da melhor forma. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-06-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 3 (2023): Estágio e Pesquisa: concepção e prática no curso de Pedagogia; 111-118 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924/17094 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
da Rocha Martins, Ana Claudia da Silva Freire, Juciele Marília Guilherme |
spellingShingle |
da Rocha Martins, Ana Claudia da Silva Freire, Juciele Marília Guilherme Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
author_facet |
da Rocha Martins, Ana Claudia da Silva Freire, Juciele Marília Guilherme |
author_sort |
da Rocha Martins, Ana Claudia |
title |
Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
title_short |
Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
title_full |
Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
title_fullStr |
Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
title_sort |
reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coordenação pedagógica, vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida presencialmente em um Colégio Estadual de Natal/RN. A metodologia tem como base uma análise qualitativa a partir de observações e entrevistas relacionadas ao referencial teórico estudado. Em vista disso, constatamos que são inúmeras as atribuições direcionadas ao coordenador pedagógico e que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho. Ter essa vivência nos possibilitou refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática, entendendo que é preciso fazer essa conexão para que nossa atuação enquanto profissionais aconteça da melhor forma. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924 |
work_keys_str_mv |
AT darochamartinsanaclaudia reflexoesacercadasobrecarganotrabalhodocoordenadorpedagogicorelatosdeumaexperiencia AT dasilvafreirejuciele reflexoesacercadasobrecarganotrabalhodocoordenadorpedagogicorelatosdeumaexperiencia AT mariliaguilherme reflexoesacercadasobrecarganotrabalhodocoordenadorpedagogicorelatosdeumaexperiencia |
_version_ |
1771850195087130624 |