Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coord...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: da Rocha Martins, Ana Claudia, da Silva Freire, Juciele, Marília Guilherme
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-32924
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-329242023-06-22T17:45:36Z Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência da Rocha Martins, Ana Claudia da Silva Freire, Juciele Marília Guilherme O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coordenação pedagógica, vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida presencialmente em um Colégio Estadual de Natal/RN. A metodologia tem como base uma análise qualitativa a partir de observações e entrevistas relacionadas ao referencial teórico estudado. Em vista disso, constatamos que são inúmeras as atribuições direcionadas ao coordenador pedagógico e que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho. Ter essa vivência nos possibilitou refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática, entendendo que é preciso fazer essa conexão para que nossa atuação enquanto profissionais aconteça da melhor forma. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-06-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 3 (2023): Estágio e Pesquisa: concepção e prática no curso de Pedagogia; 111-118 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924/17094 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author da Rocha Martins, Ana Claudia
da Silva Freire, Juciele
Marília Guilherme
spellingShingle da Rocha Martins, Ana Claudia
da Silva Freire, Juciele
Marília Guilherme
Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
author_facet da Rocha Martins, Ana Claudia
da Silva Freire, Juciele
Marília Guilherme
author_sort da Rocha Martins, Ana Claudia
title Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
title_short Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
title_full Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
title_fullStr Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
title_full_unstemmed Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
title_sort reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência
description O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coordenação pedagógica, vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida presencialmente em um Colégio Estadual de Natal/RN. A metodologia tem como base uma análise qualitativa a partir de observações e entrevistas relacionadas ao referencial teórico estudado. Em vista disso, constatamos que são inúmeras as atribuições direcionadas ao coordenador pedagógico e que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho. Ter essa vivência nos possibilitou refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática, entendendo que é preciso fazer essa conexão para que nossa atuação enquanto profissionais aconteça da melhor forma.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924
work_keys_str_mv AT darochamartinsanaclaudia reflexoesacercadasobrecarganotrabalhodocoordenadorpedagogicorelatosdeumaexperiencia
AT dasilvafreirejuciele reflexoesacercadasobrecarganotrabalhodocoordenadorpedagogicorelatosdeumaexperiencia
AT mariliaguilherme reflexoesacercadasobrecarganotrabalhodocoordenadorpedagogicorelatosdeumaexperiencia
_version_ 1771850195087130624