O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes

O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barcellos de Souza, Gisela, Magiag Loura, Rejane, dos Santos , Roberto E.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-32735
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-327352024-01-24T12:02:57Z O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes Barcellos de Souza, Gisela Magiag Loura, Rejane dos Santos , Roberto E. Ensino de projeto em ambiente virtual Integração de saberes Desenho de ambientes de ensino e aprendizagem O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto está organizado em três partes. Primeiro, discute-se do lugar do projeto no ensino de arquitetura e urbanismo. Na segunda parte, apresentam-se e avaliam-se as estratégias e instrumentos desenvolvidos para integração não hierarquizada entre os saberes. Por último, examina-se o desenho do ambiente de ensino-aprendizagem orientado para a interação não programada. Trata-se de uma análise da Oficina Virtual Integrada, experimento realizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial para enfrentamento das restrições impostas pelo isolamento social como medida de contenção da pandemia de COVID-19, ministrada em três edições na Escola de Arquitetura da UFMG entre 2020 e 2021. O experimento promoveu a concepção e a avaliação de estratégias para articulação entre os saberes e de ambiente de ensino-aprendizagem voltado à valorização do projeto como processo de invenção e ao trabalho colaborativo e compartilhado de orientações. Sua realização reitera a identificação da contradição entre a lógica administrativa e as demandas da formação integral e aponta para o necessário aprofundamento das questões levantadas e para a atenção à especificidade dos arranjos locais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 9 n. 1 (2024): Edição de Janeiro de 2024; 30-44 2448-296X 10.21680/2448-296X.2024v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735/18203 Copyright (c) 2024 Gisela Barcellos de Souza, Rejane Magiag Loura, Roberto E. dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Barcellos de Souza, Gisela
Magiag Loura, Rejane
dos Santos , Roberto E.
spellingShingle Barcellos de Souza, Gisela
Magiag Loura, Rejane
dos Santos , Roberto E.
O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
author_facet Barcellos de Souza, Gisela
Magiag Loura, Rejane
dos Santos , Roberto E.
author_sort Barcellos de Souza, Gisela
title O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
title_short O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
title_full O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
title_fullStr O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
title_full_unstemmed O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
title_sort o projeto como instrumento de ensino-aprendizagem para integração de saberes
description O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto está organizado em três partes. Primeiro, discute-se do lugar do projeto no ensino de arquitetura e urbanismo. Na segunda parte, apresentam-se e avaliam-se as estratégias e instrumentos desenvolvidos para integração não hierarquizada entre os saberes. Por último, examina-se o desenho do ambiente de ensino-aprendizagem orientado para a interação não programada. Trata-se de uma análise da Oficina Virtual Integrada, experimento realizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial para enfrentamento das restrições impostas pelo isolamento social como medida de contenção da pandemia de COVID-19, ministrada em três edições na Escola de Arquitetura da UFMG entre 2020 e 2021. O experimento promoveu a concepção e a avaliação de estratégias para articulação entre os saberes e de ambiente de ensino-aprendizagem voltado à valorização do projeto como processo de invenção e ao trabalho colaborativo e compartilhado de orientações. Sua realização reitera a identificação da contradição entre a lógica administrativa e as demandas da formação integral e aponta para o necessário aprofundamento das questões levantadas e para a atenção à especificidade dos arranjos locais.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2024
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735
work_keys_str_mv AT barcellosdesouzagisela oprojetocomoinstrumentodeensinoaprendizagemparaintegracaodesaberes
AT magiaglourarejane oprojetocomoinstrumentodeensinoaprendizagemparaintegracaodesaberes
AT dossantosrobertoe oprojetocomoinstrumentodeensinoaprendizagemparaintegracaodesaberes
_version_ 1790059826878873600