O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes
O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto e...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-32735 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-327352024-01-24T12:02:57Z O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes Barcellos de Souza, Gisela Magiag Loura, Rejane dos Santos , Roberto E. Ensino de projeto em ambiente virtual Integração de saberes Desenho de ambientes de ensino e aprendizagem O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto está organizado em três partes. Primeiro, discute-se do lugar do projeto no ensino de arquitetura e urbanismo. Na segunda parte, apresentam-se e avaliam-se as estratégias e instrumentos desenvolvidos para integração não hierarquizada entre os saberes. Por último, examina-se o desenho do ambiente de ensino-aprendizagem orientado para a interação não programada. Trata-se de uma análise da Oficina Virtual Integrada, experimento realizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial para enfrentamento das restrições impostas pelo isolamento social como medida de contenção da pandemia de COVID-19, ministrada em três edições na Escola de Arquitetura da UFMG entre 2020 e 2021. O experimento promoveu a concepção e a avaliação de estratégias para articulação entre os saberes e de ambiente de ensino-aprendizagem voltado à valorização do projeto como processo de invenção e ao trabalho colaborativo e compartilhado de orientações. Sua realização reitera a identificação da contradição entre a lógica administrativa e as demandas da formação integral e aponta para o necessário aprofundamento das questões levantadas e para a atenção à especificidade dos arranjos locais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 9 n. 1 (2024): Edição de Janeiro de 2024; 30-44 2448-296X 10.21680/2448-296X.2024v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735/18203 Copyright (c) 2024 Gisela Barcellos de Souza, Rejane Magiag Loura, Roberto E. dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Barcellos de Souza, Gisela Magiag Loura, Rejane dos Santos , Roberto E. |
spellingShingle |
Barcellos de Souza, Gisela Magiag Loura, Rejane dos Santos , Roberto E. O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes |
author_facet |
Barcellos de Souza, Gisela Magiag Loura, Rejane dos Santos , Roberto E. |
author_sort |
Barcellos de Souza, Gisela |
title |
O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes |
title_short |
O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes |
title_full |
O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes |
title_fullStr |
O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes |
title_full_unstemmed |
O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes |
title_sort |
o projeto como instrumento de ensino-aprendizagem para integração de saberes |
description |
O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto está organizado em três partes. Primeiro, discute-se do lugar do projeto no ensino de arquitetura e urbanismo. Na segunda parte, apresentam-se e avaliam-se as estratégias e instrumentos desenvolvidos para integração não hierarquizada entre os saberes. Por último, examina-se o desenho do ambiente de ensino-aprendizagem orientado para a interação não programada. Trata-se de uma análise da Oficina Virtual Integrada, experimento realizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial para enfrentamento das restrições impostas pelo isolamento social como medida de contenção da pandemia de COVID-19, ministrada em três edições na Escola de Arquitetura da UFMG entre 2020 e 2021. O experimento promoveu a concepção e a avaliação de estratégias para articulação entre os saberes e de ambiente de ensino-aprendizagem voltado à valorização do projeto como processo de invenção e ao trabalho colaborativo e compartilhado de orientações. Sua realização reitera a identificação da contradição entre a lógica administrativa e as demandas da formação integral e aponta para o necessário aprofundamento das questões levantadas e para a atenção à especificidade dos arranjos locais. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2024 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735 |
work_keys_str_mv |
AT barcellosdesouzagisela oprojetocomoinstrumentodeensinoaprendizagemparaintegracaodesaberes AT magiaglourarejane oprojetocomoinstrumentodeensinoaprendizagemparaintegracaodesaberes AT dossantosrobertoe oprojetocomoinstrumentodeensinoaprendizagemparaintegracaodesaberes |
_version_ |
1790059826878873600 |