GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR

The theme of gender and sexuality is increasingly relevant, considering the strengthening of spaces of struggle and resistance today. The school, as an institution that exercises control over bodies through disciplinarization, must be aware of these issues and promote equal opportunities for the mos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Oliveira Dantas, Crislainny Dayanny
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/32616
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-32616
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-326162024-02-21T13:31:50Z GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR de Oliveira Dantas, Crislainny Dayanny The theme of gender and sexuality is increasingly relevant, considering the strengthening of spaces of struggle and resistance today. The school, as an institution that exercises control over bodies through disciplinarization, must be aware of these issues and promote equal opportunities for the most diverse students. From this perspective, this article aims to analyze the discourse produced in the Curricular Reference of Potiguar High School, regarding the theme of gender and sexuality, as one of the Transversal Contemporary Themes, relating the power relations in the construction of the meanings and wills of true. For that, we use Discourse Analysis as a theoretical support from Foucault's studies (1988, 1995, 1998, 2004, 2008). This is a qualitative descriptive-interpretative work. We used the archeogenological method for discourse analysis, which has as corpus statements extracted from the Potiguar High School Curriculum Reference, a normative document that guides the didactic-pedagogical praxis, formulated from the High School reform. The analysis allowed us to verify that the theme emerges in the Transversal Contemporary Themes of the document as strategies of biopower and regulation of themes that involve sexuality in the school context.   Keywords: Gender. Sexuality. Power relations. High School Potiguar. A temática do gênero e sexualidade se mostra cada vez mais relevante, considerando o fortalecimento dos espaços de luta e resistência na atualidade. A escola, enquanto instituição que exerce controle sobre os corpos através da disciplinarização, deve estar atenta à essas questões e promover oportunidades iguais para os mais diversos estudantes. Sob essa perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar o discurso produzido no Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, no tocante à temática do gênero e sexualidade, como um dos Temas Contemporâneos Transversais, relacionando as relações de poder na construção dos sentidos e das vontades de verdade. Para tanto, utilizamos a Análise do Discurso como aporte teórico a partir dos estudos de Foucault (1988, 1995, 1998, 2004, 2008). Trata-se de um trabalho descritivo-interpretativo de caráter qualitativo. Usamos o método arqueogenelógico para análise do discurso que tem como corpus enunciados extraídos do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, documento normativo que orienta a práxis didático-pedagógica, formulado a partir da reforma do Ensino Médio. A análise nos permitiu constatar que a temática emerge nos Temas Contemporâneos Transversais do documento como estratégias de biopoder e regulamentação dos temas que envolvem à sexualidade no contexto escolar.   Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Relações de poder. Ensino Médio Potiguar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-08-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/32616 Revista Saridh – Linguagem e Discurso; v. 5 n. 1 (2023): Midiatização e revelia de sentidos em discursos afirmativos: interseccionalidades, lutas e engajamento; 106-123 2674-6131 por https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/32616/17357 Copyright (c) 2023 Revista Saridh – Linguagem e Discurso http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Oliveira Dantas, Crislainny Dayanny
spellingShingle de Oliveira Dantas, Crislainny Dayanny
GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
author_facet de Oliveira Dantas, Crislainny Dayanny
author_sort de Oliveira Dantas, Crislainny Dayanny
title GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
title_short GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
title_full GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
title_fullStr GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
title_full_unstemmed GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER: UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
title_sort gênero, sexualidade e relações de poder: uma análise do referencial curricular do ensino médio potiguar
description The theme of gender and sexuality is increasingly relevant, considering the strengthening of spaces of struggle and resistance today. The school, as an institution that exercises control over bodies through disciplinarization, must be aware of these issues and promote equal opportunities for the most diverse students. From this perspective, this article aims to analyze the discourse produced in the Curricular Reference of Potiguar High School, regarding the theme of gender and sexuality, as one of the Transversal Contemporary Themes, relating the power relations in the construction of the meanings and wills of true. For that, we use Discourse Analysis as a theoretical support from Foucault's studies (1988, 1995, 1998, 2004, 2008). This is a qualitative descriptive-interpretative work. We used the archeogenological method for discourse analysis, which has as corpus statements extracted from the Potiguar High School Curriculum Reference, a normative document that guides the didactic-pedagogical praxis, formulated from the High School reform. The analysis allowed us to verify that the theme emerges in the Transversal Contemporary Themes of the document as strategies of biopower and regulation of themes that involve sexuality in the school context.   Keywords: Gender. Sexuality. Power relations. High School Potiguar.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/32616
work_keys_str_mv AT deoliveiradantascrislainnydayanny generosexualidadeerelacoesdepoderumaanalisedoreferencialcurriculardoensinomediopotiguar
_version_ 1791961256936079360