O PROJETO DE RESTAURO DA IGREJA MATRIZ DE SANTANA DE PATOS: PARTICULARIDADES, PROPOSTAS E ADEQUAÇÕES DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE PATOS DE MINAS - MG

Um projeto de restauro deve associar a conservação à manutenção, baseando-se nas particularidades do bem.  Escolhida como foco deste trabalho por ser uma das construções mais antigas do município ainda existentes, localizada no distrito de Santana de Patos, Patos de Minas - MG, a Igreja Matriz, ergu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Piccinato Junior, Dirceu, Caixeta, Cira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32577
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Descrição
Resumo:Um projeto de restauro deve associar a conservação à manutenção, baseando-se nas particularidades do bem.  Escolhida como foco deste trabalho por ser uma das construções mais antigas do município ainda existentes, localizada no distrito de Santana de Patos, Patos de Minas - MG, a Igreja Matriz, erguida em louvor a Santa Ana, foi tombada por decreto municipal em 14/abril/1998. O projeto de restauro da igreja foi elaborado em 2020 pela empresa RM Cultural que, consciente do valor da cultura, da religiosidade e da memória da comunidade à qual pertence, busca proteger e preservar o patrimônio local. Este artigo possui como objetivo geral analisar o projeto de restauro, suas particularidades e propostas, bem como as adequações que foram necessárias ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão de literatura e fontes documentais primárias, incluindo os cadernos elaborados pela empresa responsável pelo projeto e execução do restauro. Como resultado, verificou-se que os cadernos analisados foram bem elaborados, com diretrizes de projetos e proposta de intervenção bem fundamentados, transmitindo de forma clara todos os processos e normas que devem ser seguidos para que o restauro seja executado. Vale ressaltar, que a empresa responsável pelo processo de restauro procura, de certa forma, por meio dos cadernos, respeitar as cartas patrimoniais, em particular a Carta de Veneza de 1964 e a Carta de Restauro de 1972, viabilizando as diferentes orientações contidas nessas cartas patrimoniais de modo a assegurar o sentido de preservação de um patrimônio cultural.