PRODUÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO NO TIKTOK: INFORMAÇÃO A UM TOK

O presente trabalho apresenta o processo de criação dos cinco episódios da série de vídeos Informação a um tok, que visa investigar o trabalho jornalístico no TikTok e propor o debate sobre como esse trabalho pode ser realizado de forma ética frente a assuntos delicados no ambiente digital. Os episó...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Xavier de Sousa, Carlos Augusto, Varão Ribeiro Carvalho, Rafiza Luziani
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Revista Brasileira de Estudos da Mídia
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/32007
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho apresenta o processo de criação dos cinco episódios da série de vídeos Informação a um tok, que visa investigar o trabalho jornalístico no TikTok e propor o debate sobre como esse trabalho pode ser realizado de forma ética frente a assuntos delicados no ambiente digital. Os episódios se dirigem à abordagem contextual e prática de cinco temas: política, discurso de ódio, fake news, crianças e jovens, e fotojornalismo. Assim, o estudo se deu à luz da relação entre jornalismo e ética, com análise de conteúdos produzidos na plataforma, o que permitiu observar a divulgação de informações fora de um processo padronizado, como o da mídia mainstream. Em relação à experimentação técnica, o uso do TikTok mostra-se uma possibilidade de produção jornalística inovadora.