O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causa...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-31975 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-319752023-09-25T13:39:20Z O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 Eliete Correia dos Santos Gomes, Lídia Santos do Nascimento Ensino Remoto Emergencial Covid-19 Gêneros Acadêmicos Arquivologia Filosofia da linguagem O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionada ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-09-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975 Knowledge: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 23 No. 2 (2023): Dossier Philosophy of Language; 151-176 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 23 Núm. 2 (2023): Dossier Filosofía del Lenguaje; 151-176 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 2 (2023): Número Especial: Filosofia da Linguagem; 151-176 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975/17459 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Eliete Correia dos Santos Gomes, Lídia Santos do Nascimento |
spellingShingle |
Eliete Correia dos Santos Gomes, Lídia Santos do Nascimento O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
author_facet |
Eliete Correia dos Santos Gomes, Lídia Santos do Nascimento |
author_sort |
Eliete Correia dos Santos |
title |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_short |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_fullStr |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_sort |
o ensino de gêneros acadêmicos: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da covid-19 |
description |
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionada ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais.
|
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975 |
work_keys_str_mv |
AT elietecorreiadossantos oensinodegenerosacademicosorelatodapesquisarealizadanoperiododapandemiadacovid19 AT gomeslidiasantosdonascimento oensinodegenerosacademicosorelatodapesquisarealizadanoperiododapandemiadacovid19 |
_version_ |
1780814784219840512 |