O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Eliete Correia dos Santos, Gomes, Lídia Santos do Nascimento
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31975
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-319752023-09-25T13:39:20Z O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 Eliete Correia dos Santos Gomes, Lídia Santos do Nascimento Ensino Remoto Emergencial Covid-19 Gêneros Acadêmicos Arquivologia Filosofia da linguagem O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionada ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais.   Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-09-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975 Knowledge: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 23 No. 2 (2023): Dossier Philosophy of Language; 151-176 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 23 Núm. 2 (2023): Dossier Filosofía del Lenguaje; 151-176 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 2 (2023): Número Especial: Filosofia da Linguagem; 151-176 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975/17459 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Eliete Correia dos Santos
Gomes, Lídia Santos do Nascimento
spellingShingle Eliete Correia dos Santos
Gomes, Lídia Santos do Nascimento
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
author_facet Eliete Correia dos Santos
Gomes, Lídia Santos do Nascimento
author_sort Eliete Correia dos Santos
title O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_short O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_full O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_sort o ensino de gêneros acadêmicos: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da covid-19
description O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionada ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais.  
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31975
work_keys_str_mv AT elietecorreiadossantos oensinodegenerosacademicosorelatodapesquisarealizadanoperiododapandemiadacovid19
AT gomeslidiasantosdonascimento oensinodegenerosacademicosorelatodapesquisarealizadanoperiododapandemiadacovid19
_version_ 1780814784219840512