Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étn...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-31946 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-319462023-12-16T16:48:46Z Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) Guedes Mourão Macedo, Renata Diversidade Diferença Políticas Educacionais Políticas Públicas O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étnico-racial. No período analisado, são destacadas duas questões: por um lado, as relações entre políticas universalistas e políticas focadas na diferença; por outro lado, como a polarização política, progressivamente, passou a incidir no debate sobre diversidade e educação. Nas considerações finais, analisa-se o papel do Estado brasileiro em promover o desenvolvimento de uma educação comprometida com os direitos humanos, a diversidade e a equidade. UFRN 2023-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946 Revista Inter-Legere; v. 6 n. 37 (2023): POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO E O PAPEL DO ESTADO NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO; c31946 1982-1662 10.21680/1982-1662.2023v6n37 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946/17455 Copyright (c) 2023 Renata Guedes Mourão Macedo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Guedes Mourão Macedo, Renata |
spellingShingle |
Guedes Mourão Macedo, Renata Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) |
author_facet |
Guedes Mourão Macedo, Renata |
author_sort |
Guedes Mourão Macedo, Renata |
title |
Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) |
title_short |
Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) |
title_full |
Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) |
title_fullStr |
Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) |
title_full_unstemmed |
Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) |
title_sort |
educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no brasil (1990-2020) |
description |
O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étnico-racial. No período analisado, são destacadas duas questões: por um lado, as relações entre políticas universalistas e políticas focadas na diferença; por outro lado, como a polarização política, progressivamente, passou a incidir no debate sobre diversidade e educação. Nas considerações finais, analisa-se o papel do Estado brasileiro em promover o desenvolvimento de uma educação comprometida com os direitos humanos, a diversidade e a equidade. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946 |
work_keys_str_mv |
AT guedesmouraomacedorenata educacaodiversidadeepoliticaspublicasbrasileirasreflexoessobre30anosdedebatenobrasil19902020 |
_version_ |
1785623697640390656 |