Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)

O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étn...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Guedes Mourão Macedo, Renata
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31946
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-319462023-12-16T16:48:46Z Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020) Guedes Mourão Macedo, Renata Diversidade Diferença Políticas Educacionais Políticas Públicas O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étnico-racial. No período analisado, são destacadas duas questões: por um lado, as relações entre políticas universalistas e políticas focadas na diferença; por outro lado, como a polarização política, progressivamente, passou a incidir no debate sobre diversidade e educação. Nas considerações finais, analisa-se o papel do Estado brasileiro em promover o desenvolvimento de uma educação comprometida com os direitos humanos, a diversidade e a equidade. UFRN 2023-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946 Revista Inter-Legere; v. 6 n. 37 (2023): POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO E O PAPEL DO ESTADO NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO; c31946 1982-1662 10.21680/1982-1662.2023v6n37 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946/17455 Copyright (c) 2023 Renata Guedes Mourão Macedo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Guedes Mourão Macedo, Renata
spellingShingle Guedes Mourão Macedo, Renata
Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
author_facet Guedes Mourão Macedo, Renata
author_sort Guedes Mourão Macedo, Renata
title Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
title_short Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
title_full Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
title_fullStr Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
title_full_unstemmed Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
title_sort educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no brasil (1990-2020)
description O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étnico-racial. No período analisado, são destacadas duas questões: por um lado, as relações entre políticas universalistas e políticas focadas na diferença; por outro lado, como a polarização política, progressivamente, passou a incidir no debate sobre diversidade e educação. Nas considerações finais, analisa-se o papel do Estado brasileiro em promover o desenvolvimento de uma educação comprometida com os direitos humanos, a diversidade e a equidade.
publisher UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946
work_keys_str_mv AT guedesmouraomacedorenata educacaodiversidadeepoliticaspublicasbrasileirasreflexoessobre30anosdedebatenobrasil19902020
_version_ 1785623697640390656